Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Plano de marketing estratégico guia inauguração da Doce Pele

    9 de junho de 2025

    Barbieri do Brasil amplia soluções para sistemas Steel Frame

    9 de junho de 2025

    Padrões emocionais influenciam vínculos na vida adulta

    9 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Plano de marketing estratégico guia inauguração da Doce Pele
    • Barbieri do Brasil amplia soluções para sistemas Steel Frame
    • Padrões emocionais influenciam vínculos na vida adulta
    • Marketing promocional com brindes atinge novos públicos
    • Recuperadora B2B registra R$1,5 bi em títulos vencidos
    • Comércio eletrônico deve movimentar R$ 9,23 bilhões no Dia dos Namorados
    • CEO da Patrus Transportes é conselheiro do “Amigos do Bem”
    • IRede expande ação nacional em parceria com PUC-Campinas
    • Alerta: Inteligência Artificial aumenta risco das vulnerabilidades expostas
    • Após 13 anos de atuação, ASAP suspende suas atividades
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Tecnologia ajuda a impulsionar setor de caminhões elétricos
    Notícias Corporativas

    Tecnologia ajuda a impulsionar setor de caminhões elétricos

    DINOBy DINO9 de junho de 2025
    Tecnologia ajuda a impulsionar setor de caminhões elétricos
    Tecnologia ajuda a impulsionar setor de caminhões elétricos

    Impulsionado pelo avanço das baterias de íons de lítio (e, em breve, baterias de estado sólido) e pelo crescente uso de soluções de automação para a otimização operacional e previsão de falhas, o mercado de caminhões elétricos já mostra sinais significativos de expansão no mundo. 

    Embora no Brasil o setor caminhe a passos modestos, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) registrou 821 unidades emplacadas em 2024. Já um estudo da Mordor Intelligence prevê que o mercado global possa atingir US$ 128,26 bilhões até 2029.

    Segundo o engenheiro e especialista em eletrificação de frota Carlos Lopes, grandes montadoras ao redor do mundo têm investido fortemente em centros de pesquisa e desenvolvimento dedicados a veículos elétricos, além de parcerias com fornecedores estratégicos de baterias e na criação de plataformas modulares para diferentes tipos de aplicação.

    No entanto, ele afirma que enquanto na Europa, China e Estados Unidos essas iniciativas são acompanhadas de políticas públicas mais robustas, no Brasil, o avanço ainda é cauteloso, concentrando-se em frotas-piloto e nichos urbanos, com forte influência da infraestrutura limitada de recarga e da falta de incentivos governamentais consistentes.

    “A produção ainda enfrenta desafios, como o alto custo das baterias, a escalabilidade da fabricação e o desenvolvimento de plataformas dedicadas. Já a operação ainda é mais complexa, levando em conta a infraestrutura de recarga, a gestão térmica das baterias, o peso adicional do sistema elétrico e a necessidade de adaptação da logística para aproveitar os pontos de recarga e maximizar a disponibilidade dos veículos”, avalia o engenheiro, que há mais de 25 anos atua no setor elétrico.

    Tecnologia em foco

    A autonomia das baterias é um dos principais fatores que devem evoluir nos próximos anos. Lopes explica que, até 2030, a estimativa é de que os caminhões elétricos atinjam entre 400 e 600 km de autonomia em aplicações pesadas. “A introdução das baterias de estado sólido pode potencializar essa expectativa, reduzindo o tempo de recarga e prolongando a vida útil dos componentes. Contudo, o crescimento da infraestrutura de recarga será decisivo para que essa evolução se traduza em benefícios reais para o setor”, analisa.

    “A logística de cargas pesadas também precisa se adaptar à nova realidade. Atualmente, a autonomia dos caminhões elétricos ainda não permite rotas muito longas sem pontos de recarga intermediários, o que exige um replanejamento logístico eficiente”, acrescenta o profissional, que tem pós-graduação em Engenharia Mecatrônica pela UNESP.

    Lopes, que atuou para as principais montadoras do mundo com produção no Brasil, ressalta, ainda, que em algumas operações, a alternativa tem sido a criação de hubs logísticos voltados exclusivamente para recarga ou troca de baterias, além da priorização de circuitos urbanos ou trajetos mais curtos.

    Outro aspecto crucial para a expansão do setor é a formação de mão de obra especializada. “No Brasil, ainda há uma carência significativa de profissionais treinados para lidar com sistemas elétricos de alta tensão, eletrônica embarcada e protocolos de segurança”, avalia o especialista.

    A expectativa para os próximos anos é que o mercado internacional continue sua expansão acelerada, impulsionado por políticas governamentais voltadas à redução de emissões e pela crescente demanda por soluções sustentáveis na logística urbana. No Brasil, o engenheiro acredita que o crescimento será mais gradual, inicialmente focado em nichos específicos, como entregas urbanas, transporte refrigerado e projetos de sustentabilidade corporativa.

    “A pressão por iniciativas de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) e a redução de custo total de operação deve acelerar essa adoção nos próximos cinco a dez anos”, destaca.

    Embora a transição para frotas elétricas seja mais do que apenas a troca de motores a combustão por baterias, essa mudança representa uma importante transformação na logística, desde a manutenção dos veículos até a forma de planejamento de rotas e integração com sistemas de gestão de energia.

    Segundo o especialista, é essencial que empresas considerem o Total Cost of Ownership (TCO) como principal indicador de viabilidade, em vez de avaliarem apenas o custo de aquisição dos caminhões. “Quando bem estruturada, a eletrificação pode reduzir significativamente os gastos operacionais e reforçar o posicionamento sustentável das empresas”.

    “Parcerias estratégicas com fornecedores, centros de pesquisa e operadores logísticos especializados podem acelerar a transição energética no setor de transporte pesado. Enquanto isso, resta ao Brasil superar desafios estruturais e investir em infraestrutura e capacitação para acompanhar o ritmo da evolução global”, pontua Lopes.

    NEGÓCIOS

    Related Posts

    Plano de marketing estratégico guia inauguração da Doce Pele

    9 de junho de 2025

    Barbieri do Brasil amplia soluções para sistemas Steel Frame

    9 de junho de 2025

    Padrões emocionais influenciam vínculos na vida adulta

    9 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Plano de marketing estratégico guia inauguração da Doce Pele
    • Barbieri do Brasil amplia soluções para sistemas Steel Frame
    • Padrões emocionais influenciam vínculos na vida adulta
    • Marketing promocional com brindes atinge novos públicos
    • Recuperadora B2B registra R$1,5 bi em títulos vencidos
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Sabesp promove encontro sobre jornada dupla e liderança feminina com Luiza Helena Trajano

    By Reporter no Fato

    Empresária e diretoras da Companhia compartilharam aprendizados da maternidade e trajetória de sucesso no bate-papo…

    Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores

    7 de junho de 2025

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    6 de junho de 2025

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.