Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    O Bitget Protection Fund cresceu mais de 140% desde sua criação e atingiu o recorde histórico de US$ 725 milhões

    12 de junho de 2025

    A CEO da Bitget, Gracy Chen, é destaque entre as 50 principais mulheres na Web3 e IA da CoinDesk

    12 de junho de 2025

    Andersen Consulting estabelece um acordo de cooperação com a DEX Ventures

    11 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • O Bitget Protection Fund cresceu mais de 140% desde sua criação e atingiu o recorde histórico de US$ 725 milhões
    • A CEO da Bitget, Gracy Chen, é destaque entre as 50 principais mulheres na Web3 e IA da CoinDesk
    • Andersen Consulting estabelece um acordo de cooperação com a DEX Ventures
    • Solução de chips personalizados AI-ISP da VeriSilicon permite produção em massa de smartphones de clientes
    • A Board reinventa a experiência do planejador com agentes alimentados por IA
    • SEKO Logistics conta com a Kinaxis para atualizar sua cadeia de suprimentos de ponta a ponta
    • Dupla é detida com caminhonete suspeita de clonagem em Franca
    • ExaGrid ganha dois novos prêmios da indústria no Storage Awards
    • Veterinário preso por suspeita de estupro; polícia analisa imagens da clínica apresentadas pela defesa
    • NPU com energia ultrabaixa da VeriSilicon fornece mais de 40 TOPS para inferência de LLM em dispositivos com aplicativos móveis
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    • De Quebrada
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Pesquisa propõe otimização de investimentos em marketing
    Notícias Corporativas

    Pesquisa propõe otimização de investimentos em marketing

    DINOBy DINO18 de setembro de 2024Updated:3 de outubro de 2024
    Pesquisa propõe otimização de investimentos em marketing
    Pesquisa propõe otimização de investimentos em marketing

    Uma pesquisa recente desenvolvida na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) apresenta um framework com o objetivo de aprimorar a forma como as empresas direcionam seus esforços de comunicação de marketing. A pesquisa, fruto da tese de doutorado do professor e pesquisador Dr. Leandro Tadeu Novi, oferece insights sobre o alinhamento entre os objetivos de comunicação e os estágios de propensão de compra dos consumidores, especialmente em situações de alto envolvimento.

    O desafio da Comunicação Integrada de Marketing

    Segundo o autor da pesquisa, no cenário atual, onde as mídias digitais fragmentaram as audiências e tornaram o processo de decisão de compra mais complexo, as empresas enfrentam desafios crescentes para atingir seus públicos de maneira eficaz. A pesquisa de Novi partiu da observação de um hiato significativo na literatura sobre como as estratégias de comunicação podem ser otimizadas para diferentes estágios do processo de compra. A partir de uma análise bibliográfica extensa e sistemática, o estudo buscou responder como os objetivos da comunicação integrada de marketing podem ser melhor alinhados aos estágios de propensão de compra, gerando resultados mais eficazes e melhor direcionamento de recursos.

    Framework e segmentação: principais achados

    Um dos principais achados da pesquisa foi a identificação de uma nova categoria de consumidores, denominada “Consumidores Latentes”. Este grupo, composto por indivíduos que ainda não estão ativamente engajados no processo de compra, representa uma oportunidade significativa para as empresas. A pesquisa sugere que, ao direcionar esforços de comunicação para apresentar produtos ou serviços que possam resolver problemas latentes, as empresas podem converter esses consumidores em clientes ativos. Segundo o autor, a ideia central é reduzir desperdícios em campanhas de marketing ao focar em indivíduos com maior probabilidade de conversão.

    Além disso, o framework desenvolvido por Novi segmenta os consumidores em três principais grupos: latentes, potenciais e atuais.

    Para cada grupo, são sugeridas estratégias de comunicação específicas:

    • Consumidores Latentes: Requerem esforços de comunicação voltados para a apresentação de produtos que eliminem a discrepância entre o estado atual e o desejado.
    • Consumidores Potenciais: Demandam campanhas que facilitem a comparação entre marcas e ajudem na tomada de decisão.
    • Consumidores Atuais: O foco deve ser a fidelização e a diferenciação, garantindo que os clientes continuem a escolher a mesma marca em futuras compras.

    Impactos práticos da pesquisa

    Na opinião do Dr. Leandro Novi, A aplicação prática desse framework tem potencial para transformar as estratégias de comunicação das empresas. Com campanhas mais bem segmentadas e focadas, as empresas podem melhorar o retorno sobre investimento (ROI) e aumentar a eficácia das suas ações de marketing. Além disso, a nova segmentação de mercado pode redefinir as abordagens de previsão de vendas, permitindo que as empresas identifiquem e aproveitem oportunidades de mercado que antes poderiam ser negligenciadas. Enfim, para o autor da pesquisa, o modelo proposto oferece um caminho para as empresas que buscam otimizar suas operações de marketing em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo e dinâmico:

    “Os achados da pesquisa não apenas contribuem com a teoria, mas também oferece ferramentas práticas para o mercado. As empresas que adotarem essas práticas poderão melhorar seus resultados e também se posicionar de maneira mais competitiva no mercado global”.

    Sobre Leandro Tadeu Novi

    Mestre em Comunicação e Doutor em Administração de Empresas – Marketing.

    É sócio-fundador da Nova Atitude Comunicação, autor de livros e artigos científicos e palestrante.

    leandro@novaatitude.com.br

    www.linkedin.com/in/leandro-novi

    CIÊNCIA COMUNICAÇÃO EMPREENDEDORISMO MARKETING NEGÓCIOS

    Related Posts

    O Bitget Protection Fund cresceu mais de 140% desde sua criação e atingiu o recorde histórico de US$ 725 milhões

    12 de junho de 2025

    A CEO da Bitget, Gracy Chen, é destaque entre as 50 principais mulheres na Web3 e IA da CoinDesk

    12 de junho de 2025

    Andersen Consulting estabelece um acordo de cooperação com a DEX Ventures

    11 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • O Bitget Protection Fund cresceu mais de 140% desde sua criação e atingiu o recorde histórico de US$ 725 milhões
    • A CEO da Bitget, Gracy Chen, é destaque entre as 50 principais mulheres na Web3 e IA da CoinDesk
    • Andersen Consulting estabelece um acordo de cooperação com a DEX Ventures
    • Solução de chips personalizados AI-ISP da VeriSilicon permite produção em massa de smartphones de clientes
    • A Board reinventa a experiência do planejador com agentes alimentados por IA
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Poupatempo participa da Campanha do Agasalho 2025

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    Com a chegada do período mais frio do ano, o Poupatempo participa, mais uma vez,…

    Sabesp promove encontro sobre jornada dupla e liderança feminina com Luiza Helena Trajano

    9 de junho de 2025

    Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores

    7 de junho de 2025

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    6 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.