Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação

    6 de junho de 2025

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    • Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis
    • Especialista fala sobre incidentes de segurança alimentar
    • AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025
    • E-book analisa os desafios do marketing político
    • Influenciador Eldo Gomes narra jornada digital em Brasília
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Mercado de animação digital mundial tem projeções positivas
    Notícias Corporativas

    Mercado de animação digital mundial tem projeções positivas

    DINOBy DINO23 de outubro de 2024
    Mercado de animação digital mundial tem projeções positivas
    Mercado de animação digital mundial tem projeções positivas

    O mercado de animação deve chegar a US$ 410.02 bilhões (R$ 2.295,13 bilhões) até 2030, crescendo 12.5% pela taxa de crescimento anual composta (CAGR), em português. A informação integra um balanço da Exactitude Consultancy, compartilhado pela Exactitude Consultancy.

    A análise chama a atenção para elementos como a expansão de plataformas de streaming, redes sociais e entretenimento digital que, de acordo com os dados, estariam por trás do fenômeno de crescimento na busca de conteúdos animados de alta qualidade de diversos formatos, como anúncios, filmes, televisão e games.

    Para o animador 3D Gabriel Medeiros Gomes, os dados fazem sentido, considerando o cenário atual da produção audiovisual. “Praticamente toda produção, seja para cinema, televisão, jogos ou publicidade, envolve animação de alguma forma, e isso tem se expandido ainda mais com o crescimento exponencial das plataformas de streaming”.

    A afirmação de Gomes é corroborada por dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): em 2023, 42,1% dos domicílios do país contavam com ao menos um serviço pago de streaming de vídeo. 

    Além disso, prossegue o profissional, novas áreas estão emergindo dentro do setor de animação, como o fenômeno dos “Digital Character Influencers” – perfis de personagens animados que atuam como influenciadores nas redes sociais.

    “Essas tendências demonstram como a animação está se integrando cada vez mais ao cotidiano das pessoas, não apenas no entretenimento tradicional, mas também nas redes sociais e na publicidade digital”, afirma. “Com essas expansões, é natural que o mercado atinja números tão expressivos até 2030, consolidando ainda mais sua relevância”, diz. 

    Mercado de animação digital avança no Brasil

    Gomes destaca que o mercado de animação digital no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, tanto em volume de produções quanto em qualidade técnica e criativa.

    “O país já se destaca em áreas como publicidade e séries de animação, com exemplos como ‘Dino Aventuras’, ‘Vamos Brincar com a Turma da Mônica’, a qual participei de sua produção e a mesma foi premiada na categoria Melhor Série Brasileira de Animação no Prêmio Grande Otelo, uma das mais prestigiosas honrarias do cinema e da produção audiovisual no Brasil, ‘Irmão do Jorel’ e a série ‘Lino’, que estreou recentemente com uma qualidade impressionante”, avalia. “Vale lembrar que “Lino”, que também colaborei em sua produção, começou como um longa-metragem em 2017 e, hoje, evoluiu para uma série fantástica”, complementa.

    O animador 3D observa que, no setor de longas-metragens, o Brasil ainda está em processo de crescimento, mas já há produções de destaque, como “Uma História de Amor e Fúria”, um filme 2D brasileiro destacado no Festival de Cinema de Pequim.

    “Além de atender ao mercado nacional, os estúdios brasileiros também têm atraído produções internacionais, graças à qualidade dos nossos animadores e profissionais de outras áreas da produção”, afirma Gomes.

    Para ele, a competitividade do Brasil é reforçada pelo custo mais acessível de produção em comparação com o mercado internacional, tornando o país uma escolha atraente para produções estrangeiras que buscam alto nível técnico aliado a custos reduzidos.

    O que uma animação deve ter?

    Segundo Gomes, há uma série de fatores determinantes para que uma animação consiga encantar o telespectador. “Antes de dominarmos os princípios e técnicas da animação, é preciso compreender que nossa conexão com histórias é algo ancestral. Desde tempos antigos, somos contadores de histórias, e isso está profundamente enraizado na nossa evolução como espécie”.

    Tendo isso em vista, prossegue, o primeiro fator crucial é a narrativa: a maneira como a história é contada. “Quando a história é apresentada de forma envolvente, o espectador consegue se conectar e se identificar com o enredo. Além disso, é importante como os personagens são desenvolvidos e apresentados ao longo da trama”.

    O animador, por sua vez, desempenha o papel de ator invisível, trazendo vida e emoção aos personagens digitais, acrescenta o especialista. “Como nós animadores costumamos dizer: ‘A animação é a arte de dar vida ao que antes era inanimado’. Essa combinação de uma boa narrativa e a atuação dos personagens é o que realmente cativa e encanta o público”.

    Uso de IA nas produções

    Para Gomes, é possível ver um lado positivo no uso de Inteligência Artificial (IA) na profissão: “Sou otimista em relação a esse tema. Animação é arte, e a arte envolve expressão, sensações e sentimentos, características únicas da nossa espécie consciente”. Por isso, na visão do animador 3D, a criação artística em si nunca será completamente substituída pela IA.

    “No entanto”, avança, “para produções menores, com orçamentos reduzidos, a IA pode ser usada como uma ferramenta principal de ‘criação’ audiovisual. Ela se encaixa em situações como a de um criador de conteúdo para um canal pequeno no YouTube, que não tem condições de contratar uma equipe de animação e produção audiovisual, mas precisa gerar imagens para agregar valor ao seu conteúdo”.

    Ainda na visão de Gomes, é possível enxergar o uso da IA como um auxílio também para animadores. “Ela [IA] pode oferecer ferramentas que vão facilitar e agilizar partes do processo – que, por natureza, é complexo e demorado. Portanto, considero meu emprego garantido no futuro, pois a criação com alma e sentimento continuará sendo nossa principal contribuição”, afirma.

    Sobre o profissional

    Gabriel Medeiros Gomes é animador 3D formado em Design Gráfico e atua como freelancer para diversos estúdios de animação, tanto nacionais quanto internacionais. Gomes já trabalhou em diversos projetos, que vão desde longas-metragens e séries até videogames.

    Além disso, já atuou como animador, professor de animação, animador técnico e supervisor de animação. “Ser animador me enche de orgulho e me impulsiona a aprimorar minhas habilidades, buscando dar mais vida e autenticidade aos personagens e, assim, tocar a alma das pessoas por meio do meu trabalho”.

    Para mais informações, basta acessar: https://gabrielmedeirosanim.wixsite.com/gabriel-medeiros

    Arte COMUNICAÇÃO ENTRETENIMENTO MÍDIA tecnologia

    Related Posts

    Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação

    6 de junho de 2025

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    By Repórter no Fato

    Iniciativa aproxima crianças do campo e ensina sobre a cultura cafeeira, da planta até a…

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025

    Sacramento (MG) inaugura Beach Club de R$ 40 milhões e se consolida como novo polo turístico da Represa de Jaguara

    5 de junho de 2025

    Sabesp promove ações na Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental em Franca e região

    4 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.