Desde 2017, a Hyundai e a Cetrel GRI mantêm uma parceria em prol da sustentabilidade e de uma gestão de resíduos cada vez mais circular. Juntas, implementam diversas práticas ambientalmente responsáveis que, ao longo dos anos, vêm promovendo uma gestão mais consciente dos recursos e reforçando o compromisso com um futuro sustentável.
Para impulsionar este compromisso, a Hyundai e a Cetrel GRI, desenvolveram o projeto de circularidade que transforma tampinhas plásticas em madeira plástica, proporcionando benefícios ambientais e sociais. Essa iniciativa faz parte do projeto “Madeira Plástica” desenvolvido pela Fazenda da Esperança, localizada em Guaratinguetá (SP). A Fazenda da Esperança é uma instituição voltada para a reabilitação de pessoas com histórico de dependência química, utilizando o trabalho e a ressocialização como ferramentas para o processo de recuperação.
Essa foi a primeira ação realizada em parceria entre Cetrel GRI, Hyundai e Fazenda da Esperança, transformando aproximadamente três toneladas de tampinhas em cerca de 300 vigas de madeira plástica. Esse processo, além de contribuir para a reinserção dos resíduos plásticos para sua circularidade, proporciona a redução da demanda por madeira natural.
A Fazenda da Esperança contribui para a recuperação de dependentes químicos através dos pilares da espiritualidade, convivência e trabalho. Dentro do projeto, a reciclagem de plástico e a produção de madeira plástica tornam-se atividades centrais, essas são utilizadas na construção de artigos, como cochos para animais, mesas e banquinhos, que servem como fonte de renda para o tratamento dos internos. A rotina de trabalho também desempenha um papel crucial na ressocialização, promovendo o convívio, a responsabilidade e a valorização pessoal. “Cada um tem seu papel para construir um espaço melhor, demonstrando seu valor”, explica o engenheiro ambiental e consultor comercial da Cetrel, Victor Cunto.
A equipe de Segurança e Meio Ambiente da Cetrel GRI na Unidade de Valorização Sustentável (UVS) Hyundai tem desempenhado um papel importante para a implementação dessa ação de forma rotineira na UVS. Para eles (Juliano Lisboa, Naira Iglesias e Victor Ivo, responsáveis pela operação na Hyundai), o projeto vai além da reciclagem. Ele integra os princípios da Economia Circular, transformando resíduos em produtos com valor agregado, prolongando e dando nova vida útil aos materiais, reduzindo a necessidade da extração de recursos naturais e impactando positivamente na redução das emissões de carbono.
“As expectativas da empresa com essa iniciativa incluem fortalecer práticas de economia circular, reduzir os impactos ambientais, apoiar iniciativas sociais e consolidar sua reputação como uma organização social e ambientalmente responsável”, complementa o especialista Victor Cunto.
Essa colaboração mostra que a sustentabilidade pode ser um vetor de transformação social e ambiental, promovendo um futuro mais justo e equilibrado para todos.