Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Bitget anuncia parceria estratégica com a SWEAT para impulsionar a economia de movimento na Web3

    11 de maio de 2025

    SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA

    11 de maio de 2025

    SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA

    11 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Bitget anuncia parceria estratégica com a SWEAT para impulsionar a economia de movimento na Web3
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA.
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA.
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA.
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Supermercados: vendas do setor devem crescer 1,9% em 2024
    Notícias Corporativas

    Supermercados: vendas do setor devem crescer 1,9% em 2024

    DINOBy DINO23 de abril de 2024
    Supermercados: vendas do setor devem crescer 1,9% em 2024
    Supermercados: vendas do setor devem crescer 1,9% em 2024

    As vendas do setor de supermercados devem crescer 1,9% em 2024, após a projeção de 4,1% em 2023. Já a receita nominal deve crescer 6,7% este ano, após a expansão de 8,6% registrada em 2023, conforme dados publicados pela SA. Varejo. 

    As vendas do setor cresceram 3,09% em 2023, em relação ao ano precedente, segundo pesquisa realizada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Em dezembro do último ano, o mercado avançou 10,73% em relação ao mesmo mês de 2022.

    Segundo declaração de Marcio Milano, vice-presidente da Abras, o panorama econômico ao longo do ano foi favorável à expansão do consumo por conta de fatores como a menor inflação dos preços dos alimentos para consumo no lar quando comparado com o consumo fora de casa, assim como a queda no desemprego e ajuda de programas sociais.

    Para 2024, a entidade espera que o setor de supermercados cresça 2,5%, considerando fatores como o controle da inflação, que tem colaborado para a recomposição do poder de compra dos brasileiros. Para  Milano, o reajuste do salário mínimo acima da inflação oficial também deve impulsionar as compras nos próximos meses.

    Para Raphael Gonçalves, coordenador de serviços e implementação na SISQUAL® WFM,  empresa que atua com ferramentas de WFM (Workforce Management – gerenciamento de força de trabalho), a previsão de que o varejo alimentar deve crescer quase 2% em 2024 é feita “com os pés bem fincados no chão”.

    “Temos visto algo interessante no varejo, que é a franca expansão dos supermercados de atacado, onde, ao invés de se comprar pequenas embalagens, o foco é comprar em grande quantidade”, observa Gonçalves.

    Para ele, o fenômeno acontece em um contrabalanço de obter preços unitários mais baixos, associados aos programas de fidelidades destes que não somente garantem descontos ou cashback em compras, mas, também, a oferta de produtos mais voltados ao seu perfil de consumo. Isso porque, com a adesão destes programas, o varejo passa a ter um verdadeiro “raio x” de como cada consumidor seu se comporta.

    “Neste cenário de franco crescimento, é esperado também um aumento na contratação de mão de obra para atender a este crescente volume de consumidores nas lojas”, aponta Gonçalves. “Desta forma, é estratégico que tais varejistas façam a adesão a uma ferramenta de WFM para, não somente gerir, mas permitir uma melhor distribuição destes colaboradores dando maior vazão ao atendimento aos clientes”, complementa. 

    Tecnologia promove personalização do consumo

    Para Gonçalves, a crescente digitalização e a necessidade de personalização nas estratégias de vendas impactam o aquecimento do varejo alimentar de maneira perceptível.

    “Ao entender como cada cliente consome, a digitalização possibilita que os varejos deixem de ser apenas um depósito de produtos onde o consumidor precisa garimpar o que deseja e passem a ser aquele varejo que ‘me entende’, aquele local em que me soa como a extensão da minha casa, pois lá encontro exatamente o que procuro”, afirma.

    O coordenador de serviços e implementação na SISQUAL® WFM destaca que não é incomum que o consumidor, antes de sair de casa, dê uma “olhada” no seu aplicativo para ver qual a oferta do dia. “Ele [software] tem acesso à minha localização por GPS e sabe que moro numa cidade em que a temperatura média da última semana foi mais alta e, nesse sentido, por que não uma bebida para refrescar?”, exemplifica. “Esse caminho da digitalização, que já havia chegado a outros nichos de vendas, chegou e certamente não sairá mais do varejo alimentar”, considera.

    Gonçalves explica que, com a personalização do consumo, é crucial ter as pessoas certas nos lugares certos e na hora certa. Isso é especialmente relevante ao considerar a importância do forecast para prever os picos de movimentação na loja. “Imagine que, aos sábados pela manhã, há uma alta movimentação na parte das carnes nobres, devido ao churrasco. Ou que, aos domingos, as vendas de sobremesas aumentam devido aos almoços em família”, pontua.

    Para concluir, o coordenador de serviços e implementação na SISQUAL® WFM destaca que, uma solução de gerenciamento de força de trabalho pode otimizar as operações ao distribuir os colaboradores de forma estratégica, garantindo que a equipe esteja preparada para atender às demandas específicas de cada momento, aumentando as vendas.

    Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/

    ATACADO E VAREJO Economia EMPREENDEDORISMO NEGÓCIOS tecnologia

    Related Posts

    Bitget anuncia parceria estratégica com a SWEAT para impulsionar a economia de movimento na Web3

    11 de maio de 2025

    CGTN: Como os laços estáveis China-Rússia contribuem para um mundo turbulento?

    10 de maio de 2025

    Mercado estético avança com soluções menos invasivas

    9 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Bitget anuncia parceria estratégica com a SWEAT para impulsionar a economia de movimento na Web3
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA
    • SER MÃE, É TER UM PEDACINHO DO CÉU EM FORMA DE MISSÃO.NOSSA HOMENAGEM A TODAS AS MAMÃES PELO SEU DIA
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    By Repórter no Fato

    Produtores enfrentam impacto da seca e preveem quebra de safra em boa parte da região;…

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025

    Mãe e filha constroem juntas uma trajetória de décadas na Sabesp

    7 de maio de 2025

    ‘Allan Kardec’ realiza Bazar do Dia das Mães com produtos a partir de R$ 5

    6 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.