Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    BRZ mira presença estratégica em Pouso Alegre

    9 de maio de 2025

    Estée Lauder abre Instituto de Longevidade da Pele na Hacienda AltaGracia, Auberge Resorts Collection

    9 de maio de 2025

    Ant International faz parceria com Barclays para gestão mundial de tesouraria com modelo cambial patenteado com base em IA

    9 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • BRZ mira presença estratégica em Pouso Alegre
    • Estée Lauder abre Instituto de Longevidade da Pele na Hacienda AltaGracia, Auberge Resorts Collection
    • Ant International faz parceria com Barclays para gestão mundial de tesouraria com modelo cambial patenteado com base em IA
    • Drauzio Varella fala sobre o futuro da Medicina em POA
    • Declarar precatórios no IR 2025 requer cautela
    • Elanco supera expectativas no 1º trimestre de 2025
    • Showroom se transforma em Balneário Camboriú
    • Interesse da Geração Z impulsiona setor de multipropriedade
    • Stone e Yungas se unem com foco na eficiência operacional
    • Visto americano: Brasil alcança média de 21 dias de espera
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Modelo 4Cs reflete exigências do marketing conversacional
    Notícias Corporativas

    Modelo 4Cs reflete exigências do marketing conversacional

    DINOBy DINO26 de novembro de 2024
    Modelo 4Cs reflete exigências do marketing conversacional
    Modelo 4Cs reflete exigências do marketing conversacional

    Com o avanço da transformação digital, as estratégias de marketing estão mudando rapidamente. O modelo dos 4Ps – Produto, Preço, Praça e Promoção – que há décadas orienta o mercado, agora cede espaço ao conceito dos 4Cs: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação.

    De acordo com Marcus Barboza, especialista em marketing digital com mais de duas décadas de experiência nacional e internacional na área, essa mudança representa uma adaptação às demandas do consumidor moderno, priorizando o cliente em toda a jornada de interação. Um levantamento da Salesforce apontou que 95% dos consumidores brasileiros consideram que a experiência oferecida pela empresa é tão importante quanto seus produtos ou serviços, destacando a centralidade do cliente no marketing contemporâneo.

    Durante muitos anos, o foco no produto e no preço foram determinantes nas estratégias de marketing. No entanto, o crescimento do marketing conversacional e das tecnologias digitais trouxe uma nova perspectiva, colocando o cliente e suas necessidades no centro de cada ação. “Com os 4Cs, as empresas começam a ver o produto como cliente, atendendo a preferências e necessidades específicas. A precificação se torna custo, refletindo o valor percebido pelo consumidor, enquanto a conveniência facilita o acesso e a comunicação permite um diálogo constante com o cliente”, explica Marcus.

    Dos 4Ps aos 4Cs: uma mudança centrada no cliente

    A implementação dos 4Cs pode ser observada em segmentos variados. No mercado financeiro, por exemplo, as instituições estão migrando para canais digitais que oferecem maior conveniência e um atendimento personalizado. Um estudo da Meta indica que 80% dos consumidores preferem contatar empresas por mensagens. Barboza comenta que “a conveniência digital e a comunicação direta são dois fatores essenciais hoje para o sucesso no setor financeiro e bancário”.

    No setor de entretenimento, o streaming transformou o acesso a conteúdos de mídia, permitindo que os consumidores tenham um serviço personalizado e acessível em qualquer dispositivo. O especialista observa que “essa conveniência, junto com a comunicação direta entre o usuário e a plataforma de streaming, exemplifica bem como o modelo dos 4Cs oferece uma experiência de usuário mais completa”.

    Adoção dos 4Cs em diferentes setores

    O setor financeiro passou a adotar os 4Cs ao oferecer conveniência e comunicação mais direta com os clientes por meio de aplicativos e canais digitais. Essa abordagem tem sido especialmente relevante para os bancos digitais, que priorizam a experiência do cliente, eliminando tarifas e oferecendo atendimento 100% on-line. Um relatório da McKinsey aponta que 72% dos consumidores na América Latina valorizam o atendimento personalizado nos canais de preferência do cliente, inclusive em atendimentos digitais. A conveniência e a comunicação contínua são fatores que impulsionam essa transformação, promovendo maior acessibilidade e personalização dos serviços financeiros.

    Outro setor que adota práticas alinhadas aos 4Cs é o entretenimento digital. Empresas de streaming como a Amazon Prime Video exemplificam o foco na conveniência ao oferecer pacotes de canais adicionais dentro da mesma plataforma, otimizando a experiência do usuário. Além disso, a funcionalidade de débitos automáticos no cartão de crédito garante praticidade no pagamento, reforçando a integração com a rotina dos consumidores. Essa abordagem não apenas facilita o acesso aos serviços, mas também promove uma experiência mais personalizada e centrada no cliente, pilares fundamentais dos 4Cs.

    Transformação digital no setor público

    Até mesmo o setor público tem adotado essa abordagem. A plataforma gov.br, por exemplo, permite centralizar diversos serviços em um só lugar, promovendo maior conveniência e eficiência. “O setor público percebeu o impacto positivo de priorizar a conveniência e a comunicação direta com os cidadãos”, diz Marcus.

    Benefícios da integração dos 4Cs e ia generativa no marketing conversacional

    O marketing conversacional integrado focado nos 4Cs permite que as empresas entreguem um atendimento mais eficiente e otimizado. Segundo Marcus Barboza, que também é cofundador da Hablla, ferramenta de marketing conversacional generativo, “a integração entre vendas, atendimento e marketing, com o apoio da inteligência artificial generativa, fortalece o relacionamento com os consumidores, proporcionando uma comunicação mais fluida e personalizada. Assim, empresas que aplicam os 4Cs estão mais alinhadas com as expectativas dos clientes e, como resultado, conquistam maior satisfação e fidelidade”.

    Ainda segundo o CRO, a transição dos 4Ps para os 4Cs é mais do que uma atualização de conceitos, “ela representa uma evolução no relacionamento com o cliente e um modelo de marketing que valoriza a experiência integrada e personalizada”.

    COMUNICAÇÃO EMPREENDEDORISMO MARKETING STARTUPS tecnologia

    Related Posts

    BRZ mira presença estratégica em Pouso Alegre

    9 de maio de 2025

    Estée Lauder abre Instituto de Longevidade da Pele na Hacienda AltaGracia, Auberge Resorts Collection

    9 de maio de 2025

    Ant International faz parceria com Barclays para gestão mundial de tesouraria com modelo cambial patenteado com base em IA

    9 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • BRZ mira presença estratégica em Pouso Alegre
    • Estée Lauder abre Instituto de Longevidade da Pele na Hacienda AltaGracia, Auberge Resorts Collection
    • Ant International faz parceria com Barclays para gestão mundial de tesouraria com modelo cambial patenteado com base em IA
    • Drauzio Varella fala sobre o futuro da Medicina em POA
    • Declarar precatórios no IR 2025 requer cautela
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    By Repórter no Fato

    Produtores enfrentam impacto da seca e preveem quebra de safra em boa parte da região;…

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025

    Mãe e filha constroem juntas uma trajetória de décadas na Sabesp

    7 de maio de 2025

    ‘Allan Kardec’ realiza Bazar do Dia das Mães com produtos a partir de R$ 5

    6 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.