Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Por que a transformação do ambiente de trabalho digital não pode esperar? — Insights da Lenovo

    14 de maio de 2025

    Svante inaugura a primeira gigafábrica comercial do mundo para filtros de captura e remoção de carbono

    14 de maio de 2025

    Procurado pela Justiça é preso pela Polícia Militar no Jardim Luíza, em Franca

    14 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Por que a transformação do ambiente de trabalho digital não pode esperar? — Insights da Lenovo
    • Svante inaugura a primeira gigafábrica comercial do mundo para filtros de captura e remoção de carbono
    • Procurado pela Justiça é preso pela Polícia Militar no Jardim Luíza, em Franca
    • Laudo confirma que caseiro atacado por onça-pintada no Pantanal foi morto com mordida na cabeça
    • CGTN: China e CELAC inauguram novo capítulo da cooperação Sul-Sul
    • José Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos
    • Séries empatadas no NBB
    • Landing pages eficientes com uso de IA aumentam resultados
    • Polícia prende “Magnata”, um dos maiores traficantes de São José da Bela Vista, durante operação que apreendeu drogas e arma ligada a tentativa de homicídio
    • Megaoperação desmantela esquema de tráfico nacional operado a partir de casa no Jardim Aeroporto, em Franca
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Assessoria de imprensa tem de ser mais criativa nesta época
    Notícias Corporativas

    Assessoria de imprensa tem de ser mais criativa nesta época

    DINOBy DINO2 de dezembro de 2024
    Assessoria de imprensa tem de ser mais criativa nesta época
    Assessoria de imprensa tem de ser mais criativa nesta época

    Bill Gates, fundador da Microsoft, disse: “Se eu tivesse apenas um dólar, investiria em Relações Públicas”. Essa frase se tornou famosa não só por se destacar numa matéria da Forbes sobre a importância da comunicação corporativa, como por estar espalhada por toda a web. No Brasil, esse tipo de trabalho é vinculado à assessoria de imprensa e vem sendo realizado em grande parte por jornalistas – reservando a esse profissional o melhor piso da categoria, segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Mas se engana quem pensa que, por entender a dinâmica das redações, os assessores de imprensa têm vida calma nos meses de dezembro e janeiro. Há que ser criativo.

    Ainda sobre a matéria da Forbes, ela reforça o pensamento de que a grande vantagem da boa cobertura da mídia é que ela traz múltiplos benefícios pelo preço de um. Além de apoiar vendas, oportunidades de investimento e reconhecimento geral da marca, artigos bem-posicionados sobre determinada empresa ou executivo podem impulsionar a otimização de mecanismos de busca com links externos, aumentando a visitação do site da marca. Também pode melhorar a reputação do cliente, refletindo em ganho de credibilidade e autoridade.

    De acordo com a canadense Crystal Richard, relações públicas e uma das autoras do livro “Get Covered! – Como elaborar, lançar e contar a história de sua startup para obter mais clientes”, independentemente do tamanho e do segmento de atuação de uma empresa, uma coisa é certa: toda marca precisa ganhar visibilidade. Embora o trabalho de assessoria de imprensa tenha sido lapidado e sofrido importante transformação nos últimos anos, uma parte considerável do seu modus operandi permanece a mesma, ou seja, é preciso haver dedicação na pesquisa e desenvolvimento do texto, conhecer bem a estratégia de marketing e o público-alvo do cliente, fazer matérias capazes de gerar identificação e engajar pessoas, além de oferecer à imprensa material relevante.

    Conhecer a dinâmica das redações é outro ponto fundamental para evitar dissabores e fracassos. “Muitas agências, nesta época do ano, sabendo que vários jornalistas, editores e produtores saem de férias ou trabalham no sistema de rodízio, se convencem de que não têm tanto o que fazer pelos seus clientes”, diz a jornalista Heloísa Paiva, que lidera a agência Press Página há 23 anos. “Essa postura acaba resultando na perda de grandes oportunidades, já que muitos repórteres, antes de entrar em férias, preparam matérias atemporais para serem veiculadas no período das festas de fim de ano e férias de verão. Isso sem mencionar a concorrência acirrada que os assessores de segmentos específicos enfrentam quando o cliente encara esta época como a melhor oportunidade do ano. Ou seja, dá para fazer muita coisa entre janeiro e fevereiro – lembrando que planejar com antecedência e entender as necessidades dos jornalistas de redação são passos cruciais para garantir que o conteúdo desenvolvido para os clientes não só ganhe destaque, mas também contribua positivamente com informação de qualidade”.

    Segundo Heloísa, também os clientes – principalmente aqueles com mais experiência –, sabem que, mesmo que não tenham conteúdo inédito para compartilhar, o período é ótimo para avaliar sua estratégia de liderança de pensamento, bem como a forma com que têm se relacionado com seu público-alvo. “Especialmente com startups em estágio de crescimento, quando tudo se move rapidamente, é importante garantir que as estratégias de comunicação mantenham a tração e a relevância para conversas de mercado mais amplas”.

    A jornalista reuniu mais cinco dicas essenciais para assessorias de imprensa que desejam maximizar sua eficácia durante o período das festas de fim de ano e as férias de verão:

    1. Personalização para cada veículo de imprensa. “As plataformas de distribuição de notícias para jornalistas de todo o país repetem algumas vezes durante o ano o quanto é importante conhecer o público-alvo do cliente antes de construir um mailing. Ainda assim, tem muito assessor de imprensa mandando pauta de beleza para revista da construção – o que gera alguma animosidade desnecessária. Entender as preferências editoriais de diferentes meios de comunicação e adaptar os press releases para atender às especificidades de cada um pode aumentar as chances de publicação em espaços editoriais”.   
    2. Conteúdo extra. “Incluir materiais visuais atraentes, como infográficos, fotos inéditas e vídeos, é altamente recomendável – sempre que possível. Esse material extra, dando apoio a uma boa matéria, pode ajudar a destacar o conteúdo em meio a uma enxurrada de informações típicas deste período”.        
    3. Agilidade e disponibilidade. “Outra coisa que faz toda a diferença é a disponibilidade para atender demandas de imprensa. Sendo assim, quem está apto a atender rapidamente aos jornalistas, oferecendo informações adicionais e facilitando o contato com fontes que possam enriquecer a história, está um passo à frente da concorrência”.                                                                                                          
    4. Utilização de dados, estudos e pesquisas. “Cada vez mais, as agências de comunicação estão entendendo que não adianta incluir no texto que o cliente é o maior ou o melhor em determinada área de atuação, sem que se possa provar com base em dados divulgados por entidades respeitadas. Outro recurso que enriquece muito um press release é trabalhá-lo como uma matéria jornalística, trazendo números críveis, citando estudos e pesquisas. Esse tipo de prática está intimamente relacionado ao ganho de autoridade e credibilidade – não só da marca, mas também da agência”.                                  
    5. Monitoramento e análise de resultados. “Outra dica valiosa é utilizar ferramentas de monitoramento para acompanhar o alcance e o impacto dos comunicados enviados ao longo do ano ou desde o início do contrato. Analisar esses dados contribui para ajustar estratégias em tempo real e é bastante útil para aprimorar as campanhas no ano seguinte”.

    COMUNICAÇÃO Economia MARKETING MEIO AMBIENTE STARTUPS

    Related Posts

    Por que a transformação do ambiente de trabalho digital não pode esperar? — Insights da Lenovo

    14 de maio de 2025

    Svante inaugura a primeira gigafábrica comercial do mundo para filtros de captura e remoção de carbono

    14 de maio de 2025

    CGTN: China e CELAC inauguram novo capítulo da cooperação Sul-Sul

    14 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Por que a transformação do ambiente de trabalho digital não pode esperar? — Insights da Lenovo
    • Svante inaugura a primeira gigafábrica comercial do mundo para filtros de captura e remoção de carbono
    • Procurado pela Justiça é preso pela Polícia Militar no Jardim Luíza, em Franca
    • Laudo confirma que caseiro atacado por onça-pintada no Pantanal foi morto com mordida na cabeça
    • CGTN: China e CELAC inauguram novo capítulo da cooperação Sul-Sul
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    By Reporter no Fato

    A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Franca realiza no dia 24 de…

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    9 de maio de 2025

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.