Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação

    6 de junho de 2025

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    • Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis
    • Especialista fala sobre incidentes de segurança alimentar
    • AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025
    • E-book analisa os desafios do marketing político
    • Influenciador Eldo Gomes narra jornada digital em Brasília
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Aumenta a valorização da experiência do paciente
    Notícias Corporativas

    Aumenta a valorização da experiência do paciente

    DINOBy DINO28 de fevereiro de 2024
    Aumenta a valorização da experiência do paciente
    Aumenta a valorização da experiência do paciente

    À medida que o setor da saúde evolui, os profissionais de saúde estão cada vez mais focados em não apenas tratar doenças, mas em garantir que a jornada de cuidado seja a mais positiva possível para os pacientes. 

    Nesse cenário, a acreditação hospitalar, por exemplo, vem ganhando força. O crescimento da Acreditação ONA, que em 2017 dispunha de 255 hospitais acreditados no país, foi de 54 organizações hospitalares em 2021, o que representa uma média de 13,5 certificações/ano a mais no período e um crescimento de 21,1%, segundo dados do Grupo IBES.

    Esse movimento reflete uma mudança paradigmática na medicina, onde a satisfação e o bem-estar do paciente se tornam tão importantes quanto os resultados clínicos.

    Estudos recentes apontam para uma correlação direta entre a experiência positiva do paciente e a eficácia do tratamento. De acordo com uma pesquisa publicada na National Library of Medicine, pacientes que relatam altos níveis de satisfação com o atendimento recebido tendem a ter melhores resultados de saúde. 

    Além disso, uma boa experiência está associada com a lealdade do paciente, que gera a fidelização e impacta a importância dos programas de qualidade. Pacientes mais satisfeitos também recomendam os serviços de saúde, garantindo sustentabilidade, conforme indica um artigo da Health Science Reports. 

    Para Richard Rivière, cofundador e CEO da empresa Versatilis System, o foco na experiência do paciente também é impulsionado por uma maior transparência e pelas expectativas dos consumidores. Com a disponibilidade de informações online e plataformas de avaliação, os pacientes estão mais informados e exigentes em relação à qualidade do atendimento que recebem. 

    Todos esses fatores influenciam os prestadores de serviços de saúde a adotarem práticas que priorizem a experiência do paciente, desde a facilidade de marcar consultas online até a clareza na comunicação e o tempo dedicado durante as consultas.

    Nesse sentido, muitos hospitais e clínicas estão adotando tecnologias como o prontuário eletrônico. Segundo uma pesquisa da Revista Brasileira de Terapia Intensiva, 84,6% dos médicos indicaram melhorias na qualidade, e 76,7% indicaram melhorias na segurança com o uso do prontuário eletrônico. 

    “O prontuário, agendamento online e a prescrição digital facilitam o acesso dos pacientes aos serviços de saúde, e também promovem uma maior interação entre paciente e profissional, permitindo um acompanhamento mais personalizado e eficiente”, afirma Richard.

    Além disso, a humanização do atendimento é uma estratégia cada vez mais valorizada por movimentos como a Slow Medicine, ou Medicina Lenta, por exemplo. Esses movimentos reiteram a importância da empatia, da escuta ativa e da comunicação eficaz, reconhecendo que o aspecto emocional e psicológico desempenha um papel fundamental na recuperação do paciente.

    A preocupação com a experiência do paciente reflete uma compreensão mais ampla da saúde, que inclui aspectos físicos, emocionais e sociais. 

    Assim, ao colocar o paciente no centro do processo de cuidado, esses profissionais acreditam que não somente melhoram a qualidade do atendimento, mas contribuem para a construção de um sistema de saúde mais sustentável e eficiente.

    Este foco renovado na experiência do paciente é um testemunho da evolução contínua do setor de saúde que, atualmente, busca ir além de curar, garantindo que cada paciente se sinta valorizado e respeitado em sua jornada de cuidado.

    MARKETING NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE

    Related Posts

    Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação

    6 de junho de 2025

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    By Repórter no Fato

    Iniciativa aproxima crianças do campo e ensina sobre a cultura cafeeira, da planta até a…

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025

    Sacramento (MG) inaugura Beach Club de R$ 40 milhões e se consolida como novo polo turístico da Represa de Jaguara

    5 de junho de 2025

    Sabesp promove ações na Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental em Franca e região

    4 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.