Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025

    Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos

    6 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    • Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis
    • Especialista fala sobre incidentes de segurança alimentar
    • AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025
    • E-book analisa os desafios do marketing político
    • Influenciador Eldo Gomes narra jornada digital em Brasília
    • Arena Freestyle iniciou sua temporada no Festival Interlagos
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Setor de móveis apresenta crescimento no Brasil
    Notícias Corporativas

    Setor de móveis apresenta crescimento no Brasil

    DINOBy DINO6 de novembro de 2023Updated:9 de novembro de 2023
    Setor de móveis apresenta crescimento no Brasil
    Setor de móveis apresenta crescimento no Brasil

    O mercado mobiliário desempenha um papel crucial na economia brasileira, gerando empregos e contribuindo com exportações, que atingiram a marca de R$ 764,3 milhões no início de 2022, de acordo com dados do SEBRAE. Além disso, o setor registrou um aumento de 2,3% nas vendas varejistas nos primeiros dez meses de 2022, indicando uma tendência de crescimento contínuo.

    Conforme dados do IEMI – Inteligência de Mercado, empresa especializada em pesquisas de mercado, o segmento de varejo de móveis e colchões registrou um período de expansão nos últimos anos, atingindo o pico de vendas durante a pandemia, em 2021. Com a transição das atividades profissionais e de estudo para o ambiente remoto, houve mudanças no comportamento do consumidor, que passou a buscar móveis que atendessem às demandas da vida profissional em casa.

    A evolução do mercado de móveis no Brasil é evidenciada pelo expressivo aumento de 80,8% nas vendas online em 2021 em comparação com 2019. Embora as vendas online representem cerca de 36% do total de vendas, é notável o alto nível de satisfação do consumidor, que alcançou 97%, refletindo a crescente aceitação do comércio eletrônico no setor.

    Para explicar mais sobre o assunto e esclarecer dúvidas, Bruna Dias, fundadora da Elements, empresa especializada em cadeiras ergonômicas e móveis para escritórios, responde algumas perguntas.

    Quais foram os principais impulsionadores por trás do crescimento do mercado moveleiro nos últimos anos no Brasil?

    B. D.: Nos últimos 3 (três) anos, o mercado moveleiro nos levou a uma montanha-russa emocionante. Após um susto devido à pandemia, o setor se recuperou de forma impressionante em 2021. Neste período, a demanda cresceu substancialmente e os consumidores passaram a dar mais atenção para o home office, refletindo um foco maior em seu próprio bem-estar. A realidade é que a indústria moveleira enfrentou uma tempestade. Porém, em 2023, estamos vendo sinais fortes de recuperação, embora seja importante ressaltar que este crescimento se torna cada vez mais seletivo, pois o mercado está mais informado, mais tecnológico e com mais concorrência.

    Como você vê o crescimento do setor no país?

    B.D.: Sem dúvida, o cenário atual é incrivelmente promissor, diretamente falando em mobiliário corporativo. Há uma série de fatores que contribuem para esse otimismo, como a proximidade da Black Friday e do Natal, bem como uma inflação mais controlada. O que tenho observado é que o setor moveleiro não está apenas se mantendo relevante, mas está abraçando ativamente a transformação tecnológica. Esse olhar está resultando em uma experiência excepcional ao longo de toda a jornada do cliente, com um foco cada vez maior na agilidade e na satisfação do consumidor, o que gera impactos significativos.

    Uma tendência interessante é a crescente receptividade do consumidor a inovações, sustentabilidade, exclusividade e o sentimento de pertencimento. Empresas do setor que estão direcionando seus esforços para atender a essas necessidades específicas estão se destacando e experimentam um crescimento constante. Portanto, o futuro do mercado moveleiro no Brasil parece brilhante, impulsionado por uma combinação de fatores econômicos, tecnológicos e uma atenção cada vez maior às demandas e desejos dos consumidores.

    Considerando a transição contínua para o trabalho remoto, quais são os principais fatores que influenciam o design e a ergonomia dos móveis para escritório, visando atender às crescentes demandas dos consumidores?

    B.D.: Vejo que muitas marcas/indústrias se preocupam apenas com a venda ou com volume de venda, tratam pessoas como números, pois estão com olhar inclinado para isso.

    Quando se tem um objetivo como promover a satisfação através da alta performance, entregar novas tecnologias e promover uma sensação de futuro no agora através de designs futuristas, assim, acabamos gerando valor a vida das pessoas, entregando sim a produtividade e consequentemente o produto acaba sendo uma extensão natural de toda nossa entrega.

    O consumidor percebe que criamos produtos pensando na sua evolução, satisfação, e diretamente para seu desempenho pessoal. As pessoas desejam o novo, o diferente, a performance, a satisfação, o futuro, agora.

    À luz do crescente apelo do comércio eletrônico no setor de móveis, como as empresas estão utilizando as plataformas online para expandir o alcance de seus produtos e garantir uma experiência de compra satisfatória para os consumidores que buscam soluções específicas para o home office?

    B.D.: As empresas estão investindo cada vez mais em uma presença online. Sites bem projetados e otimizados. Ampliar fortemente a variedade de produtos é um grande diferencial. Imagine encontrar não apenas o que você precisa, mas também o que combina perfeitamente com seu espaço. A importância neste setor de realidade aumentada não pode ser ignorada, pois permite que os clientes visualizem como os móveis ficarão antes de comprar. Mas, além disso, o investimento em branding, e as estratégias de fortalecimento de marca influenciam, criam movimentos e geram confiança. É como construir uma ponte direta para o coração e a mente do consumidor, tornando a marca como uma escolha natural. E para promover ainda mais a marca, disponibilizar materiais de marketing para parceiros facilita o alcance de mercado e levanta oportunidades para todos.

    E-COMMERCE EMPREENDEDORISMO MÍDIA NEGÓCIOS tecnologia

    Related Posts

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025

    Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos

    6 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    • Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    By Repórter no Fato

    Iniciativa aproxima crianças do campo e ensina sobre a cultura cafeeira, da planta até a…

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025

    Sacramento (MG) inaugura Beach Club de R$ 40 milhões e se consolida como novo polo turístico da Represa de Jaguara

    5 de junho de 2025

    Sabesp promove ações na Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental em Franca e região

    4 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.