Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Empresário de destaque, Marco Antônio Soares Ferreira é o diretor do Markinho Automóveis, onde muito se destaca com sua revenda de sucesso.

    24 de maio de 2025

    Casal Marcio Maniglia Machado, que é o fundador e administrador da comunidade F&F (Franca & Francanos) e Eliane estarão realizando a 4.ª edição da super festa F&F Flashback, no próximo dia 07 no espaço Flamboyant. Informações pelo fone 98859-8172.

    24 de maio de 2025

    Casal por quem tenho um grande carinho, amizade e gratidão. Noedí Freitas e Samuel hoje recebem nosso destaque sempre muito especial.

    24 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Empresário de destaque, Marco Antônio Soares Ferreira é o diretor do Markinho Automóveis, onde muito se destaca com sua revenda de sucesso.
    • Casal Marcio Maniglia Machado, que é o fundador e administrador da comunidade F&F (Franca & Francanos) e Eliane estarão realizando a 4.ª edição da super festa F&F Flashback, no próximo dia 07 no espaço Flamboyant. Informações pelo fone 98859-8172.
    • Casal por quem tenho um grande carinho, amizade e gratidão. Noedí Freitas e Samuel hoje recebem nosso destaque sempre muito especial.
    • Odontóloga de sucesso, Dra. Maria Rita Perente é uma profissional que muito se destaca na área da saúde bucal, e atende seus pacientes com extrema dedicação e cuidado.
    • Ele comanda em nossa cidade a Mudare Negócios Imobiliários, de tanto sucesso e tradição. Evandro Saturi é sempre merecedor do nosso destaque.
    • Entretenimento sem Fronteiras: AI-Media e Lightning International Unem Forças para Tornar os Canais FAST Acessíveis a Todos
    • Fussol promove dia de beleza para idosas do Lar de Ofélia
    • ANALOC Rental Show debaterá os rumos do setor de locação
    • CDHU faz novo mutirão neste sábado no Leporace
    • Morador do Jardim Petraglia ganha R$ 83 mil no sorteio do IPTU em Dia
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Setor náutico brasileiro sofre com a invisibilidade digital
    Notícias Corporativas

    Setor náutico brasileiro sofre com a invisibilidade digital

    DINOBy DINO16 de outubro de 2023
    Setor náutico brasileiro sofre com a invisibilidade digital
    Setor náutico brasileiro sofre com a invisibilidade digital

    Em expansão nos últimos anos, o mercado náutico brasileiro tem registrado crescimento superior a dois dígitos, sobretudo após a pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), em 2020 o mercado de iates apresentou um crescimento de 25% em relação ao ano anterior e o ritmo se manteve nos anos de 2021 e 2022, onde o setor teve estimativa de faturamento de R$ 2,5 bilhões, impulsionando a geração de empregos e renda no país.

    De uma forma mais ampla, a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) estima que o mar gere R$ 2 trilhões por ano ao Brasil, o que representa 19% do Produto Interno Bruto (PIB). Neste cálculo são levados em consideração a produção de petróleo e gás, a defesa, os portos brasileiros, o transporte marítimo, a indústria naval, a extração de minérios, além do petróleo, do turismo, da pesca, das festas populares ligadas ao mar e da culinária marinha.

    Dávila Kess, CEO da Agência Immagine, especializada em Marketing Digital Náutico, frisa que o Brasil tem um forte potencial para a náutica, com seus mais de 8.000km de litoral, além de estaleiros nacionais produzindo algumas das embarcações mais desejadas do momento, movimentando o mesmo montante financeiro que o setor do agronegócio, entretanto a maioria dos negócios são invisíveis digitalmente.

    “Neste aspecto, vale destacar, que muito mais do que divulgar sua própria marca, o uso das plataformas digitais, com a metodologia pensada para a náutica, minimiza a invisibilidade das marcas, permitindo o fortalecimento do setor com um todo. A ideia é potencializar este momento de aquecimento e conquistar espaço nacional e internacional, tanto no OFF como no ON”, destacou.

    Velejadora e especialista em Processos e Produtos Criativos, Kess conheceu o setor durante a pandemia, momento de crescimento para o mercado náutico, o qual as pessoas perceberam a náutica como uma forma de vida ou de entretenimento mais segura, mantendo o isolamento.

    Ainda segundo Kess, o desafio do setor é manter o ritmo de expansão pelos próximos anos, e para isso, velejadores e empresários precisam descobrir como posicionar suas marcas na maior vitrine atual, que são as redes sociais.

    “É um público que em sua maioria não tem familiaridade com a plataforma. Estamos falando desde sites que não são atraentes, eventos importantes que não são divulgados, até a dificuldade na hora de criar conteúdo para as redes sociais, como as lives ou Reels”, explicou. 

    Pequenas mentorias podem ajudar a impulsionar os negócios na internet

    Um levantamento realizado pelo IAB Brasil, entidade global que reúne as principais empresas do mercado digital, aponta que houve um crescimento de 7% no investimento em publicidade digital. Mas apesar desse número, Kess destaca que a grande dúvida dos empresários do setor náutico é por onde começar.

    “Para quem é da naútica, posso dizer que introduzir o marketing na rotina da empresa vai gerar a mesma sensação que eu tive ao velejar na Baía de Guanabara, a 30 nós, sem nunca ter entrado em um barco antes. O resultado final é tão gratificante que você não quer mais parar. Mas primeiro você precisa entrar no barco”, apontou.

    Na análise da CEO, há diversas tendências que podem ser seguidas, mas o primeiro passo é entender a personalidade de cada empresa, processo que deve acontecer envolvendo o empresário do setor náutico. 

    “Neste aspecto destacamos as mentorias de marketing, projetos com duração média de três meses, onde é possível direcionar as marcas para conquistar espaço na internet, com geração de conteúdo personalizado, humano, sustentável e consciente que represente a mesma essência que negócio já possui no seu dia a dia”, informou.

    Empresário do setor há cerca de 4 anos, Marilan Ricardo, desenvolvedor do aplicativo Netuno, destaca que um grande desafio a ser superado pelo setor náutico é encontrar as ferramentas que auxiliem sobretudo na democratização do acesso à vela nacional. 

    “Sentimos um crescimento no mercado nos últimos dois anos, muito disso associado ao uso de novas ferramentas que conseguem conversar com o público, tanto no sentido de permitir novos negócios, como ajudando a expandir o acesso à vida no mar. Estamos falando desde uma maior participação dos profissionais do setor em redes sociais, à aplicativos que conseguem conectar todos os envolvidos neste ecossistema”, pontuou Ricardo.

    Questionada se existe o momento ideal para dar este passo, Kess reforça que as empresas náuticas sabem bem como é difícil remar contra a maré: “A Baía de Todos os Santos, em Salvador, onde está localizada a sede da agência, possui um importante papel dentro da Amazônia Azul, um conceito político-estratégico que reforça o potencial de comércio do mar. Para se ter ideia, o ano de 2022 fechou com mais de 1,2 bilhão de toneladas, montante que representa a segunda maior movimentação da história portuária brasileira. Enquanto isso, o setor náutico ainda luta contra a invisibilidade digital. É uma realidade que precisa ser combatida, com a metodologia certa e pensada no propósito do setor”, conclui.

    Mais informações em https://mktnautico.my.canva.site/

    Economia EMPREENDEDORISMO INDÚSTRIAS MARKETING NEGÓCIOS

    Related Posts

    Entretenimento sem Fronteiras: AI-Media e Lightning International Unem Forças para Tornar os Canais FAST Acessíveis a Todos

    23 de maio de 2025

    ANALOC Rental Show debaterá os rumos do setor de locação

    23 de maio de 2025

    Casa Paulista investe R$ 2,1 bilhões na construção de moradias em São Paulo

    23 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Empresário de destaque, Marco Antônio Soares Ferreira é o diretor do Markinho Automóveis, onde muito se destaca com sua revenda de sucesso.
    • Casal Marcio Maniglia Machado, que é o fundador e administrador da comunidade F&F (Franca & Francanos) e Eliane estarão realizando a 4.ª edição da super festa F&F Flashback, no próximo dia 07 no espaço Flamboyant. Informações pelo fone 98859-8172.
    • Casal por quem tenho um grande carinho, amizade e gratidão. Noedí Freitas e Samuel hoje recebem nosso destaque sempre muito especial.
    • Odontóloga de sucesso, Dra. Maria Rita Perente é uma profissional que muito se destaca na área da saúde bucal, e atende seus pacientes com extrema dedicação e cuidado.
    • Ele comanda em nossa cidade a Mudare Negócios Imobiliários, de tanto sucesso e tradição. Evandro Saturi é sempre merecedor do nosso destaque.
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Megaempreendimento de R$ 1,2 bilhão será lançado em Cássia/MG

    By Repórter no Fato

    Com lançamento no dia 23 de maio, Canastra Eko Resort promete impulsionar o turismo e…

    Cuidado em liberdade transforma vidas: CAPSs de Franca celebram a Luta Antimanicomial

    20 de maio de 2025

    Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão

    19 de maio de 2025

    Quebra da safra, novas cultivares e manejo: Procafé espera 3 mil pessoas em evento técnico na próxima semana em Varginha

    15 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.