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    Notícias Corporativas

    Comunicação pode ser aliada na causa das doenças raras

    DINOBy DINO30 de agosto de 2023
    Comunicação pode ser aliada na causa das doenças raras
    Comunicação pode ser aliada na causa das doenças raras

    A comunicação emergiu como uma ferramenta poderosa para promover a conscientização e o engajamento no cenário de doenças raras. Uma realidade que torna necessária a implementação de estratégias e a colaboração entre os diferentes atores para enfrentar os desafios únicos que essas condições representam. Diante desse cenário, a LLYC lança essa semana o novo informe “O lobby do bem: como a comunicação é decisiva para as causas de doenças raras“.

    As doenças raras não são tão raras quando consideradas coletivamente. Elas afetam até 350 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a última estimativa da Orphanet. No entanto, a América Latina carece de políticas públicas relativas a esse tipo de condição, conforme um estudo publicado em fevereiro de 2023 na revista britânica The Lancet. Em países como Argentina, Brasil e Chile, as primeiras regulamentações específicas para atender pessoas com doenças raras foram aprovadas entre 2011 e 2015.

    Nesse contexto, a comunicação se torna uma poderosa ferramenta para fortalecer o advocacy e avançar da demanda individual para a legitimação de uma causa coletiva, mobilizando agentes, recursos e poderes de decisão para a transformação da situação. Além disso, é essencial a colaboração contínua entre organizações de pacientes, legisladores, a indústria farmacêutica e outros atores para alcançar um impacto significativo na promoção de políticas e recursos para essas condições. 

    Para Giuliana Gregori, Diretora de Healthcare e Advocacy na LLYC Brasil e uma das autoras do estudo: “O desafio está em encontrar maneiras de tornar as vozes das pessoas afetadas pelas doenças raras mais audíveis, transformando a conscientização em mobilização e, consequentemente, ações concretas que garantam atenção à vida. Quando todos os agentes envolvidos se unem, não apenas lançam luz sobre condições negligenciadas, como constroem as bases para um futuro em que a compreensão e a empatia prevaleçam. Ao incorporar a comunicação como ferramenta de transformação, estamos construindo uma ponte que liga a solidariedade à mudança real”.

    Nesse contexto,  O lançamento do estudo acontecerá em parceria com a Casa Hunter no próximo dia 01 de setembro, em São Paulo, e contará com a participação de Antoine Daher, presidente da Casa Hunter e da Febrararas, Rosangela Wolff Moro, deputada federal pelo União Brasil, e Andréa Gozetto, Especialista em Advocacy e Coordenadora Acadêmica na Fundação Getúlio Vargas, além de Giuliana Gregori, diretora de Healthcare e Advocacy da LLYC Brasil, e Thyago Mathias, diretor-geral da consultoria no Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link. 

    CIÊNCIA COMUNICAÇÃO MARKETING SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE

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