Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Promoções podem influenciar decisão de compra do consumidor

    20 de maio de 2025

    Criação de sites impulsiona negócios digitais no Brasil

    20 de maio de 2025

    Nimble se junta ao Team ’25 para discutir IA no trabalho

    20 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Promoções podem influenciar decisão de compra do consumidor
    • Criação de sites impulsiona negócios digitais no Brasil
    • Nimble se junta ao Team ’25 para discutir IA no trabalho
    • Dia Mundial da Reciclagem incentiva a destinação adequada dos resíduos sólidos
    • Matrículas no ensino superior à distância crescem 326%
    • Prêmio Tax Brains valoriza líderes fiscais do Supply Chain
    • Transmaas conclui parametrizações para certificação OEA
    • Companhia brasileira iDtrust completa 10 anos
    • Emagrecimento saudável é essencial para as mulheres
    • Qualidade do ar no Brasil é foco de preocupação
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » A Revolução Silenciosa do Marketing Médico na Saúde
    Notícias Corporativas

    A Revolução Silenciosa do Marketing Médico na Saúde

    DINOBy DINO10 de julho de 2023
    A Revolução Silenciosa do Marketing Médico na Saúde
    A Revolução Silenciosa do Marketing Médico na Saúde

    Uma revolução tem ocorrido de forma discreta no setor da saúde e tem provocado mudanças significativas na forma como os quase 131.5 milhões de potenciais pacientes* e médicos se conectam e se relacionam. Este artigo se propõe a examinar como o Marketing Médico na internet e redes sociais vem afetando o setor de saúde e por que isso é relevante tanto para profissionais, quanto para pacientes.

    O Empoderamento do Paciente e Mudança na Jornada do Paciente

    Com a evolução do Marketing Médico, os pacientes têm acesso a uma variedade de informações sobre saúde que antes estavam restritas ao consultório médico no ato da consulta. Eles podem, por exemplo, ler, ver vídeos e escutar podcasts sobre sintomas, tratamentos e descobrir clínicas e médicos nas proximidades com apenas alguns cliques em seus celulares. Essa acessibilidade faz com que os pacientes se sintam mais empoderados e participativos em suas próprias decisões de saúde.

    Antigamente as pessoas procuravam na lista telefônica ou pediam indicação para amigos e familiares sobre um médico. Alguns procuravam nas listas dos convênios. Hoje a realidade é diferente. O próprio paciente procura no “Dr. Google” não só pelo médico ou especialidade, mas também se informa por conta própria sobre algum sintoma, tratamento, procedimento ou cirurgia. 

    Esse empoderamento do paciente trouxe uma mudança na relação médico-paciente, tornando-a mais colaborativa.

    Alguns médicos não veem isso com bons olhos, considerando especialmente a quantidade de desinformação veiculada na internet. Outros médicos, já entendem que essa nova realidade traz diversas oportunidades, já que se o paciente procura e se informa por conta própria hoje em dia, que ele faça isso encontrando informações seguras em sites de médicos.

    O Desafio dos “Novos x Antigos Médicos”

    Os “novos médicos”

    Os “novos médicos”, aqueles que estão em começo de carreira, já tem um mindset orientado para o marketing. Muitos já pensam na parte do marketing antes mesmo de terminarem a residência.

    “Vou terminar a residência em 2 anos e queria saber o que já posso fazer na parte de marketing?”

    Esta é uma pergunta que o Especialista em Marketing Médico, Edson Medeiros, sócio da WE Marketing Médico, recebeu há alguns dias de uma médica que ainda estava na residência. A procura, que talvez seja precoce, reflete exatamente a importância que a nova geração dá para o marketing médico.

    Só faz residência quem não se garante no Instagram.

    A frase “só faz residência quem não se garante no Instagram” tem circulado nas redes sociais e, apesar de ser uma falsa afirmação, traz à tona o crescente papel do marketing médico na carreira de profissionais de saúde.

    Para os médicos que já estão há algum tempo no mercado

    Para os médicos “mais antigos” o pensamento já muda um pouco. Eles enxergam o marketing médico como uma possibilidade de se posicionarem melhor no mercado, trazerem pacientes mais qualificados e para muitos, uma luz no fim do túnel para diminuir a dependência dos convênios.

    Além disso, para os médicos que já atendem no consultório há algum tempo também acreditam que “ou você está na internet, ou você estará fora do mercado em pouco tempo”.

    Não é só sobre “fama e dinheiro”

    O marketing médico também tem um caráter social. Ele permite que pacientes encontrem informação segura em sites e perfis de médicos nas redes sociais, ao invés de desinformação trazida várias vezes, sem querer, por formadores de opinião que não possuem formação para tratar de assuntos relacionados à área da saúde..

    Conclusão

    A revolução silenciosa do Marketing Médico na saúde está remodelando a forma como os serviços médicos são divulgados e como os profissionais de saúde se comunicam com seus pacientes. Está mudando também como o próprio paciente se informa e decide qual o melhor profissional para atendê-lo. 

    Para Waldeir Ferreira, também sócio da WE Marketing Médico:  “Marketing Médico hoje é como o Marketing Digital começou a ser enxergado 10 anos atrás: algo essencial para qualquer profissional ou empresa.”

    Essa é apenas a ponta do iceberg no universo do marketing médico. À medida que a tecnologia avança e os comportamentos dos pacientes mudam, o marketing médico continuará a se adaptar e a evoluir, mantendo-se como uma força motriz na transformação do setor de saúde. Portanto, pode-se dizer que a revolução silenciosa do marketing médico na saúde é, de fato, uma resposta à mudança de comportamento da sociedade. E essa é uma revolução que está apenas começando.

    *dados da população digital brasileira ativa retirados do relatório de Tendências Digitais da ComScore de 2023

    COMUNICAÇÃO MARKETING NEGÓCIOS SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE

    Related Posts

    Promoções podem influenciar decisão de compra do consumidor

    20 de maio de 2025

    Criação de sites impulsiona negócios digitais no Brasil

    20 de maio de 2025

    Nimble se junta ao Team ’25 para discutir IA no trabalho

    20 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Promoções podem influenciar decisão de compra do consumidor
    • Criação de sites impulsiona negócios digitais no Brasil
    • Nimble se junta ao Team ’25 para discutir IA no trabalho
    • Dia Mundial da Reciclagem incentiva a destinação adequada dos resíduos sólidos
    • Matrículas no ensino superior à distância crescem 326%
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    O promotor de Justiça Ilo Wilson Marinho Gonçalves disse que o pedido de indenização do…

    Quebra da safra, novas cultivares e manejo: Procafé espera 3 mil pessoas em evento técnico na próxima semana em Varginha

    15 de maio de 2025

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    13 de maio de 2025

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.