Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Boomi e AWS anunciam colaboração estratégica para transformar a integração de IA empresarial, a automação e a migração para a nuvem SAP

    14 de maio de 2025

    Boomi avança na automação impulsionada por IA com grandes novidades na Boomi World 2025

    14 de maio de 2025

    Boomi anuncia vencedores do Customer Innovation Award 2025

    14 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Boomi e AWS anunciam colaboração estratégica para transformar a integração de IA empresarial, a automação e a migração para a nuvem SAP
    • Boomi avança na automação impulsionada por IA com grandes novidades na Boomi World 2025
    • Boomi anuncia vencedores do Customer Innovation Award 2025
    • AWS e HUMAIN anunciam zona de IA inovadora para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita e em todo o mundo
    • UNI FACEF / SEBRAE AQUI
    • DR. MARCELO MORICKOCHI : EXCELÊNCIA EM UROLOGIA
    • JÚLIA SILVA CARVALHO: “DO SONHO À APROVAÇÃO”!
    • PARABÉNS…. RENATO RODRIGUES
    • PROGRAMA FAMÍLIA VERZOLA RECEBE
    • Intelsat e Cubic³ concluem teste de conectividade de satélite para veículos, impulsionando a visão de conectividade onipresente
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Estudo analisa investimento publicitário na TV no período do Dia das Mães
    Notícias Corporativas

    Estudo analisa investimento publicitário na TV no período do Dia das Mães

    DINOBy DINO10 de maio de 2024
    Estudo analisa investimento publicitário na TV no período do Dia das Mães
    Estudo analisa investimento publicitário na TV no período do Dia das Mães

    Estudo da Tunad, empresa de Inteligência de Mídia, aponta que os números preliminares de 2024, para os investimentos em publicidade no Dia das Mães, começam a espelhar o comportamento do mercado observado em anos anteriores, em particular, refletindo um padrão similar ao de 2022. A empresa  possui uma equipe de auditoria e um sistema de captura de sinal dos canais de TV aberta e PayTV que é capaz de identificar o momento de início dos comerciais e fazer a classificação automática via audio-matching.

    Durante o levantamento, foi analisado o volume de inserções publicitárias relativas ao Dia das Mães e aos 14 dias que o precedem nos anos de 2022 e 2023, abrangendo tanto a TV aberta de São Paulo quanto os canais de PayTV. Além disso, foram coletados também dados de 2024 de comerciais relativos ao Dia das Mães, do período de 28 de abril até 05 de maio de 2024.

    No ranking de 2022, as três principais categorias foram Telecomunicações (1.069), Sites/Aplicativos (762) e Beleza/Estética (604). Em 2023, a categoria de Telecomunicações também se destacou e liderou com 2.118 inserções, seguida por Bebidas Não Alcoólicas com 728 e Beleza/Estética com 643.

    “A persistência de Telecomunicações no topo do ranking evidencia o contínuo investimento do setor em marketing e a sua importância crescente na vida diária dos consumidores, especialmente em uma era cada vez mais digitalizada”, Ricardo Monteiro, COO da Tunad.

    Para 2024, os dados acumulados até o último domingo (05/05/2024) indicam que as categorias de Telecomunicações, Beleza e Estética, Bebidas Não Alcoólicas, Produtos Alimentícios e Vestuário deverão ser os destaques. Juntas, essas categorias já representam mais de 77% do total investido em campanhas publicitárias relacionadas ao Dia das Mães na TV aberta e na PayTV. As expectativas de crescimento são particularmente altas para as categorias de Vestuário e Beleza e Estética, com projeções apontando para um aumento de pelo menos 35% no número de inserções para cada uma dessas categorias.

    Observamos que ocorreu um crescimento de 37% no número de inserções e um aumento de 6,6% em investimento em 2023, em comparação com o período correspondente em 2022, elevando-se de 5.213 para 7.147 o número de inserções e o investimento de R$ 36 milhões para R$ 38,4 milhões. Em termos de desempenho individual das marcas analisadas, a empresa de telefonia Claro se destacou na liderança com 955 inserções em 2022. Manteve o primeiro lugar em 2023, com 1.137, seguida pela VIVO, com 881; Dolly com 560; Fast Shop (395); Giovanna Baby (355); Viva Sorte (34); Shopping Ibirapuera (313); Usaflex (302); Mercado Livre (264) e Havan com 262 inserções.

    O impacto dessas campanhas é também refletido no ‘uplift’ de marca, uma métrica que indica quanto foi o aumento acima da média pela marca nos momentos das inserções publicitárias no ar. Em 2023, das 5 empresas que mais anunciaram com o tema de Dia das Mães, Claro e Vivo lideraram esse indicador, alcançando uplifts de 55.918 e 43.346, respectivamente, sugerindo que suas campanhas foram particularmente eficazes em gerar interesse dos consumidores.

    Esse período pré-Dia das Mães, ainda em aquecimento, mostra como as marcas estão dispostas a investir em publicidade para aproveitar uma das datas mais lucrativas do comércio, utilizando diversas táticas para garantir o máximo de impacto junto ao público-alvo.

    Como é realizado o estudo?

    A Tunad possui uma equipe de auditoria e um sistema de captura de sinal dos canais de TV aberta e PayTV. O sistema desenvolvido pela Tunad consegue identificar o momento de início dos comerciais e faz a classificação automática via audio-matching, com uma equipe de auditoria realizando a conferência final para validação dos resultados. Atualmente, auditamos para as pesquisas os canais de TV Aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Curitiba, Itapetininga, Jaú, São José do Rio Preto, além dos canais de PayTV: AXN, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery Channel, Discovery H&H, Discovery Kids, ESPN2, ESPN4, ESPN Brasil, Fox/Star, FX, Globo News, GNT, Megapix, Multishow, National Geographic, Sony, SporTV, TNT, Universal, Viva e Warner Channel. Porém, para clientes, conseguimos monitorar a maioria das praças no Brasil.

    Além disso, a plataforma da Tunad utiliza esses dados para fazer um cruzamento e identificar se esses anúncios tiveram impactos em algum KPI específico. Um dos KPIs com os quais a Tunad tem integração são as buscas no Google. A Tunad possui uma API que carrega, minuto a minuto, as palavras-chave cadastradas na plataforma. Com esses dados, a plataforma traça uma média da busca pela palavra-chave cadastrada cinco minutos antes de cada uma das identificações dos anúncios e faz uma projeção de quantas buscas ocorreriam dez minutos após as inserções, caso os anúncios não tivessem sido exibidos — isso chamamos de baseline. Após isso, comparamos essa projeção com o valor real de buscas; tudo aquilo que excede esse baseline gerado chamamos de Uplift, sendo esta a principal métrica que utilizamos para avaliar se um anúncio teve ou não impacto no KPI.

    COMUNICAÇÃO Economia MARKETING MÍDIA NEGÓCIOS

    Related Posts

    Boomi e AWS anunciam colaboração estratégica para transformar a integração de IA empresarial, a automação e a migração para a nuvem SAP

    14 de maio de 2025

    Boomi avança na automação impulsionada por IA com grandes novidades na Boomi World 2025

    14 de maio de 2025

    Boomi anuncia vencedores do Customer Innovation Award 2025

    14 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Boomi e AWS anunciam colaboração estratégica para transformar a integração de IA empresarial, a automação e a migração para a nuvem SAP
    • Boomi avança na automação impulsionada por IA com grandes novidades na Boomi World 2025
    • Boomi anuncia vencedores do Customer Innovation Award 2025
    • AWS e HUMAIN anunciam zona de IA inovadora para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita e em todo o mundo
    • UNI FACEF / SEBRAE AQUI
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    By Reporter no Fato

    A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Franca realiza no dia 24 de…

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    9 de maio de 2025

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.