Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Supermercados Olímpica S.A. Transformam a Experiência nas Lojas com Self-Checkout da Toshiba e ELERA® Security Suite

    21 de maio de 2025

    Stanley’s Hair abre 40 lojas e reforça governança

    21 de maio de 2025

    Sutherland recebe patente dos EUA para Sentinel AI®, protegendo trabalho remoto com IA

    21 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Supermercados Olímpica S.A. Transformam a Experiência nas Lojas com Self-Checkout da Toshiba e ELERA® Security Suite
    • Stanley’s Hair abre 40 lojas e reforça governança
    • Sutherland recebe patente dos EUA para Sentinel AI®, protegendo trabalho remoto com IA
    • Fintech ACG/PagCorp lança cartão para benefícios flexíveis
    • Brasil lidera movimento de inovação na América Latina
    • O notável crescimento da Grape Law a torna a 5ª empresa de crescimento mais rápido no Nordeste dos EUA
    • Consultores jurídicos em geral aceleram adoção de tecnologia para lidar com pressões de conformidade
    • Xsight Labs anuncia disponibilidade do E1, revolucionando mercado de DPU com arquitetura de rede totalmente definida por software incomparável do setor
    • Bitget comemora o Bitcoin Pizza Day distribuindo mais de 5.000 pizzas em mais de 20 cidades do mundo
    • FAMÍLIA TASSO
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Empresas adotam cultura Data Driven para impulsionar vendas
    Tecnologia

    Empresas adotam cultura Data Driven para impulsionar vendas

    DINOBy DINO12 de julho de 2023Updated:12 de julho de 2023
    Empresas adotam cultura Data Driven para impulsionar vendas
    Empresas adotam cultura Data Driven para impulsionar vendas

    Um estudo liderado por Erik Brynjolfsson, economista do Massachusetts Institute of Technology, revela que a tomada de decisões baseada em dados traz benefícios significativos e impulsiona a produtividade das empresas. De acordo com a pesquisa, essa abordagem está diretamente relacionada a um aumento médio de pelo menos 3% na produtividade. Os resultados ressaltam a importância crescente de embasar decisões estratégicas em dados.

    Além disso, o estudo revela um crescimento expressivo na adoção dessa prática. Entre 2005 e 2010, a proporção de empresas que a utilizam triplicou, atingindo 30% das empresas analisadas. Esses números refletem uma tendência crescente no mercado, à medida que as empresas buscam obter vantagens competitivas por meio da análise e aplicação efetiva de dados para orientar suas operações e estratégias empresariais.

    Um novo relatório do Capgemini Research Institute revela que o volume de dados acumulados são abundantes. São cerca de 40 trilhões de gigabytes disponíveis atualmente. No entanto, apesar dessa riqueza de informações, apenas 39% das organizações conseguem transformar insights baseados em dados em uma vantagem competitiva sustentável. 

    Apenas 20% dos executivos de negócios confiam plenamente em seus dados, muitas vezes devido à sua baixa qualidade. No entanto, aqueles que superam esses desafios e se tornam verdadeiros “mestres de dados” têm muito a ganhar. 

    Esses especialistas em dados desfrutam de uma vantagem significativa em termos de desempenho, alcançando até 22% mais lucratividade e 70% mais receita por funcionário. A confiança nos dados e a capacidade de utilizá-los adequadamente emergem como fatores chave para o sucesso em uma era movida por dados.

    De acordo com um relatório divulgado pela empresa de consultoria Gartner, o estado de maturidade das empresas em relação ao uso de dados ainda é baixo. Somente 3% dos dados coletados são efetivamente utilizados para algo. Essa baixa maturidade deve-se a diversos fatores, afinal, a cultura Data Driven envolve estruturar pessoas, processos e a cultura da empresa. Ou seja, é preciso realizar treinamentos, contratar ferramentas e desenvolver a cultura de dados, que não pode ficar restrita em algumas áreas. 

    Como soluções auxiliam a tornar dados mais estratégicos

    Segundo Eduardo Rodrigues, COO no Moskit CRM, a adoção de uma abordagem Data-Driven é um fator determinante para impulsionar o crescimento e garantir a eficiência nas estratégias de negócio.

    “Em um mundo inundado por dados, ser uma empresa Data Driven é a diferença entre liderar o mercado e ficar para trás, entre tomar decisões embasadas e arriscar tudo com base em suposições. Não se trata apenas de coletar informações, mas de transformá-las em poderosos insights que impulsionam o crescimento. Abraçar a cultura Data Driven é a transformação necessária e urgente para o caminho de vendas de sucesso”, afirma o COO no Moskit CRM.

    Para Rodrigues, a verdadeira inovação surge quando as empresas têm a ousadia de desafiar o status quo, questionar suposições e utilizar dados como sua bússola estratégica para o sucesso. Ele completa que, ao analisar e interpretar essas informações, é possível obter percepções valiosas sobre o comportamento do cliente, suas preferências e necessidades, além de identificar tendências de mercado. 

    A utilização estratégica dos dados coletados e analisados é um fator determinante para a tomada de decisões embasadas e para otimizar a jornada do cliente. No que diz respeito à personalização da comunicação com o cliente, a abordagem Data Driven desempenha um papel fundamental.

    Segundo Eduardo, segmentar é a melhor estratégia para times comerciais. “Com base nos dados captados e armazenados em um Customer Relationship Management (CRM), é possível segmentar os clientes com critérios como geolocalização, sexo, idade e histórico de compras. Essa segmentação permite direcionar campanhas mais efetivas e relevantes, aumentando a eficiência da estratégia de marketing e vendas.”

    Categoricamente, ele afirma que: “o time de vendas que se contenta com suposições, tende ao fracasso. Se não mergulhar nos dados e descobrir as verdadeiras respostas que impulsionam o cliente, qualquer empresa será apenas uma empresa simples”, finaliza.

    A utilização dos dados também permite às empresas antecipar demandas e ajustar suas estratégias conforme as necessidades e desejos dos clientes. A análise dos dados coletados proporciona uma visão ampla do mercado, dá previsibilidade e ajuda a identificar oportunidades de crescimento.

    A abordagem Data Driven para vendas 

    Para Eduardo, de modo geral, a cultura Data Driven é importante para a tomada de decisões estratégicas, mas, de maneira específica, ela faz muita diferença nos times de venda. Ele reforça que um gestor com acesso a uma base de dados completa pode fazer análises, identificar padrões, tendências e oportunidades de mercado que podem influenciar o desenvolvimento de novos produtos, a otimização de processos internos e a melhoria contínua das operações.

    Diante dos desafios do cotidiano de um gestor, Eduardo reforça que a análise de dados permite às empresas entender o impacto de suas ações e tomar decisões embasadas em evidências, em vez de depender apenas de intuição ou suposições. ” Essa é uma forma que reduz os riscos e custos de uma operação, aumenta a produtividade e simplifica a compreensão de gargalos e falhas”, afirma.

    Na visão do especialista, dentro do contexto dos times de venda, a cultura Data Driven desempenha um papel essencial na forma como um gestor com acesso a uma base de dados completa pode fazer análises, identificar padrões, tendências e oportunidades de mercado, influenciando o desenvolvimento de novos produtos, a otimização de processos internos e a melhoria contínua das operações.

    Ele conclui reconhecendo que a análise de dados reduz os riscos e custos de uma operação, aumenta a produtividade e simplifica a compreensão de gargalos e falhas.

    Economia EMPREENDEDORISMO NEGÓCIOS STARTUPS tecnologia

    Related Posts

    Supermercados Olímpica S.A. Transformam a Experiência nas Lojas com Self-Checkout da Toshiba e ELERA® Security Suite

    21 de maio de 2025

    Stanley’s Hair abre 40 lojas e reforça governança

    21 de maio de 2025

    Sutherland recebe patente dos EUA para Sentinel AI®, protegendo trabalho remoto com IA

    21 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Supermercados Olímpica S.A. Transformam a Experiência nas Lojas com Self-Checkout da Toshiba e ELERA® Security Suite
    • Stanley’s Hair abre 40 lojas e reforça governança
    • Sutherland recebe patente dos EUA para Sentinel AI®, protegendo trabalho remoto com IA
    • Fintech ACG/PagCorp lança cartão para benefícios flexíveis
    • Brasil lidera movimento de inovação na América Latina
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Cuidado em liberdade transforma vidas: CAPSs de Franca celebram a Luta Antimanicomial

    By Reporter no Fato

    – Programação especial nas unidades Renascer e Florescer destaca avanços da desinstitucionalização e o protagonismo…

    Promotor pede R$ 3 milhões de indenização ao governo de SP após pacientes ficarem cegos por erro em mutirão

    19 de maio de 2025

    Quebra da safra, novas cultivares e manejo: Procafé espera 3 mil pessoas em evento técnico na próxima semana em Varginha

    15 de maio de 2025

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    13 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.