Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação

    6 de junho de 2025

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    • Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis
    • Especialista fala sobre incidentes de segurança alimentar
    • AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025
    • E-book analisa os desafios do marketing político
    • Influenciador Eldo Gomes narra jornada digital em Brasília
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Combater a gordofobia é objetivo de manual para comunicação
    Notícias Corporativas

    Combater a gordofobia é objetivo de manual para comunicação

    DINOBy DINO6 de março de 2024
    Combater a gordofobia é objetivo de manual para comunicação
    Combater a gordofobia é objetivo de manual para comunicação

    Com o objetivo de conscientizar, combater a gordofobia e desmistificar preconceitos relacionados à obesidade na comunicação, a Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD), com o apoio do Painel Brasileiro da Obesidade (PBO), lança o manual “Falar sobre Obesidade não precisa ser um peso – Como Comunicar Sobre Obesidade”, direcionado a comunicadores, profissionais da saúde e pessoas interessadas em praticar uma comunicação empática e antigordofóbica.

    A obesidade é uma doença crônica complexa e persistente, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como acúmulo aumentado de gordura no corpo. Possui origem multifatorial que afeta diferentes dimensões da vida da pessoa que convive com a condição: biológica, social, cultural, comportamental, de saúde pública e política. Segundo dados publicados em 2021, a prevalência da obesidade triplicou desde 1975 mundialmente, mais de 650 milhões de pessoas no mundo têm obesidade. No Brasil, 26,8% da população adulta convive com a obesidade e 60,3% dos adultos apresentam sobrepeso – o que representa 96 milhões de brasileiros.

    Além disso, as pessoas que convivem com a obesidade enfrentam não apenas as complicações e desafios decorrentes da própria condição, mas também sofrem com a gordofobia e o preconceito. Aproximadamente 85,3% das pessoas com obesidade no Brasil já passaram por situações de gordofobia e 61,5% desses casos acontecem em consulta médica. “Tais estatísticas nos mostram o quão urgente é combater a gordofobia em todas as suas formas. É essencial perceber que a obesidade é uma condição multifatorial que requer uma abordagem mais humanizada. Devemos criar um ambiente inclusivo e respeitoso, onde a comunicação empática seja valorizada”, comenta Giulia Gamba, gerente de comunicação da CDD.

    O manual aborda diversos tópicos essenciais, incluindo a abordagem da obesidade como uma doença crônica complexa e persistente causada por diversos fatores, a discussão sobre os termos adequados para proteger as pessoas com obesidade e combater a estigmatização, a promoção de hábitos saudáveis para além do peso, a identificação e combate da gordofobia, a importância da empatia na comunicação sobre obesidade, bem como a ênfase em uma linguagem inclusiva e respeitosa. 

    “Nossa expectativa é que esse material atinja o maior número de pessoas possível. É uma tentativa de mudar alguns termos para enxergar o que deveria ser óbvio e, assim, proteger vidas que vinham sendo destruídas. Precisamos nos unir e trabalhar coletivamente para substituir o julgamento pela compreensão, e o estigma pela empatia e compaixão”, enfatiza Erick Cuzziol, nutricionista, consultor da CDD e coautor do manual.

     

    Sobre a CDD

    A associação Crônicos do Dia a Dia – www.cdd.org.br – é uma organização sem fins lucrativos. Desde 2018, tem como missão apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas das pessoas que convivem com condições crônicas de doença.  A partir dos pilares de trabalho de responsabilidade social, qualidade de vida, políticas públicas, pesquisa e informação, desenvolve projetos e campanhas para fortalecer o diagnóstico precoce, conscientizar sobre sintomas, políticas públicas, tratamentos e vivências com os

    SAÚDE E BEM-ESTAR

    Related Posts

    Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação

    6 de junho de 2025

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    By Repórter no Fato

    Iniciativa aproxima crianças do campo e ensina sobre a cultura cafeeira, da planta até a…

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025

    Sacramento (MG) inaugura Beach Club de R$ 40 milhões e se consolida como novo polo turístico da Represa de Jaguara

    5 de junho de 2025

    Sabesp promove ações na Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental em Franca e região

    4 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.