Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025

    Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos

    6 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    • Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis
    • Especialista fala sobre incidentes de segurança alimentar
    • AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025
    • E-book analisa os desafios do marketing político
    • Influenciador Eldo Gomes narra jornada digital em Brasília
    • Arena Freestyle iniciou sua temporada no Festival Interlagos
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Comunicação como chave para quebrar estigma da saúde mental
    Notícias Corporativas

    Comunicação como chave para quebrar estigma da saúde mental

    DINOBy DINO17 de abril de 2023
    Comunicação como chave para quebrar estigma da saúde mental
    Comunicação como chave para quebrar estigma da saúde mental

    Nos últimos anos, a saúde mental ganhou um papel de destaque na agenda da saúde pública, pois os índices de transtornos mentais aumentaram consideravelmente. A Organização Mundial da Saúde define saúde mental como um estado de bem-estar no qual cada pessoa é capaz de realizar seu potencial, enfrentar o estresse diário, trabalhar produtivamente e contribuir para a comunidade, uma situação emocional que agora parece estar em jogo para muitas pessoas em todo o mundo. 

    A pandemia tem intensificado a deterioração da saúde mental da população, especialmente entre os adolescentes. Os gatilhos são múltiplos. Além do aumento da polarização e da falta de sono, há os efeitos negativos das redes sociais sobre a autoestima e o paradoxo de que a hiperconectividade levou a um aumento da sensação de solidão e isolamento entre os seres humanos. Este coquetel coincide com a falta de profissionais e com o pouco conhecimento dos tratamentos disponíveis. Diante deste cenário, o que pode ser feito? O relatório “Diferentes realidades que alteram a vida: a crise global de saúde mental pós-pandemia“, preparado pela equipe de saúde da LLYC, fornece insights sobre as estratégias de comunicação que as empresas e instituições precisam implementar para lidar com os distúrbios de saúde mental. 

    O aumento dos distúrbios requer uma melhor preparação dos sistemas de saúde para enfrentar este problema prioritário, novos métodos focados no tratamento da depressão, esquizofrenia ou ansiedade, mas também o desenho de uma estratégia para enfrentar este desafio a partir da perspectiva da comunicação. Os ingredientes-chave elaborados no relatório são: empatia e o uso de Inteligência Artificial, comunicação eficaz para conectar e superar o estigma e levar a pessoa afetada a buscar ajuda.

    • Compreender para ajudar: empatia e data. Compreender a realidade enfrentada pelos afetados e dimensionar o problema ajudará a entender a situação e impulsionará a busca por recomendações de profissionais e instituições de saúde. A empatia e o conhecimento são necessários. Neste contexto, é mais importante do que nunca analisar a conversa, ouvir o que os afetados estão dizendo e tentar assimilar sua perspectiva e experiência da realidade. Além de aplicar soluções de Big Data e Inteligência Artificial para analisar a conversa social e descobrir as preocupações das pessoas que sofrem da doença, é importante ir além das mídias sociais e ouvir as pessoas através de entrevistas e interações pessoais para entender sua perspectiva. Isto permite reunir insights relevantes para criar uma narrativa que conecte, crie mensagens personalizadas e as entregue através dos canais certos.
    • Desestigmatização: comunicação que abre o caminho para a aceitação. A saúde mental é uma questão que precisa ser abordada com freqüência e transparência para aumentar a conscientização. É essencial que as campanhas sejam autênticas e transmitam uma mensagem que se conecte com as necessidades do público.

    O movimento global liderado por influentes e celebridades que procuram falar abertamente sobre saúde mental em suas redes sociais na esteira de casos como o da ginasta Simone Biles se retirando de vários eventos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ou Justin Bieber cancelando todos os seus concertos, é uma mudança encorajadora que promove a vulnerabilidade, a necessidade de reconhecer o problema e buscar ajuda. O que antes era um desafio para as empresas é agora uma grande oportunidade de se conectar com seu público.

    • Campanhas eficazes e multicanais para desenvolver a confiança e incentivar as pessoas. Estudos mostram que 60% das pessoas que precisam de ajuda não a pedem. É por isso que é fundamental desenvolver estratégias de comunicação bidirecional e multicanal com mensagens diferenciadas por audiência e informações confiáveis para garantir que todos os afetados tenham acesso a cuidados profissionais e medicamentos que tenham desenvolvido valor terapêutico. 

    As estratégias de comunicação devem incluir educação, conscientização e motivação das pessoas para buscar ajuda profissional. Mas também através de projetos de advocacy que construam confiança entre a sociedade, a comunidade médica e as instituições de saúde.

    Para Javier Marin. Diretor Sênior de Saúde nas Américas na LLYC, a saúde mental é um problema potencialmente crescente que precisa ser enfrentado e isto requer uma combinação de abordagens que parte do reconhecimento do problema, passa das palavras à ação e envolve a sociedade, pacientes, clínicos e instituições de saúde. “É essencial utilizar tecnologias avançadas como Big Data e Inteligência Artificial para elaborar uma estratégia de comunicação eficaz e garantir que as pessoas recebam os cuidados e tratamentos que necessitam”, destaca.

    CIÊNCIA COMUNICAÇÃO MÍDIA SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIEDADE

    Related Posts

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025

    Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos

    6 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    • Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    By Repórter no Fato

    Iniciativa aproxima crianças do campo e ensina sobre a cultura cafeeira, da planta até a…

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025

    Sacramento (MG) inaugura Beach Club de R$ 40 milhões e se consolida como novo polo turístico da Represa de Jaguara

    5 de junho de 2025

    Sabesp promove ações na Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental em Franca e região

    4 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.