Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Franca vence e sai na frente do Pinheiros nas quartas de final do NBB

    10 de maio de 2025

    ACIF promove manhã de serviços e diversão para mais de mil pessoas na Praça Barão

    10 de maio de 2025

    E para quem curte aquela comida caipira deliciosa, o Rancho JP, em Patrocínio Paulista é uma ótima pedida neste domingão, dia das Mães. Caríssimo Luiz Claudio e equipe aguardam por todos para um almoção especial.

    10 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Franca vence e sai na frente do Pinheiros nas quartas de final do NBB
    • ACIF promove manhã de serviços e diversão para mais de mil pessoas na Praça Barão
    • E para quem curte aquela comida caipira deliciosa, o Rancho JP, em Patrocínio Paulista é uma ótima pedida neste domingão, dia das Mães. Caríssimo Luiz Claudio e equipe aguardam por todos para um almoção especial.
    • Outra dica de presente para as mamães, é um lindo óculos da Bella Ótica. Por lá você encontra solares das mais diversas marcas e modelos e armações lindas. Ótima oportunidade de presentes. Flavinha Bastianini espera por todos na Rua General Osório, 1440, antigo prédio da AEC.
    • E neste domingo, Dia das Mães, é dia de levar a sua rainha para almoçar na Grelha de Fogo Churrascaria e curtir aquele rodizio nota dez, que toda a cidade conhece. Local aconchegante e especial, no Complexo Galo Branco.
    • Dica de presente de nossa Coluna para as mamães: uma linda joia do Portal das Joias. Por lá você encontra lindas peças para presentear sua mamãe. Passe por lá e confira (Voluntários da Franca, 1557 no Centro). Caro amigo Polaco e toda sua equipe estão a postos para bem atender a todos.
    • Alegria registrar o aniversário do querido amigo Marcos César Pimenta, que acontece neste sábado. Ele que é o Diretor do escritório Contábil Cruzeiro em nossa cidade. Parabéns querido amigo.
    • Lucas Renato, proprietário da Morada do Capiau convidando todas as mamães para um almoço especial neste domingo, com muitas gostosuras e boa música sertaneja.
    • Profissional da advocacia que muito se destaca em suas atividades na área jurídica. Dra. Lígia Granzoto estará conosco no mês de junho no programa Família Verzola Recebe.
    • Querido amigo Luciano de Carvalho espera por todos neste domingo, com almoço especial no Matheus e Rosária em comemoração ao Dia das Mães.
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Novo comportamento do consumidor desafia empresas
    Notícias Corporativas

    Novo comportamento do consumidor desafia empresas

    DINOBy DINO8 de março de 2023Updated:19 de abril de 2023
    Novo comportamento do consumidor desafia empresas
    Novo comportamento do consumidor desafia empresas

    Entender o comportamento do público pode fazer a diferença para o desenvolvimento de estratégias assertivas de negócios. Para tanto, é preciso entender como os consumidores se relacionam com produtos, serviços, marcas e, sobretudo, como fazem as suas escolhas, conforme publicação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

    A atenção ao comportamento do consumidor ganha ainda mais destaque no pós-pandemia, quando 96% das pessoas ​​pretendem adotar comportamentos de economia de custos nos próximos seis meses, segundo a pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey 2023 da PwC. Na visão de Adriano Kogachi Sá, professor e diretor na A/S Gestão e Marketing, dados como esse mostram que a pandemia impactou no comportamento de consumo da população.

    Para ele, o aumento do comércio eletrônico é uma das mudanças mais expressivas: “Com a necessidade de distanciamento social e restrições de circulação, houve um aumento significativo das compras on-line. As pessoas voltaram-se para o comércio eletrônico para comprar alimentos, roupas, produtos de higiene e outros bens essenciais”.

    Pós-pandemia, Sá também enxerga transformações nos padrões de consumo de alimentos: “Com a crise sanitária, houve uma maior conscientização sobre a importância da nutrição e da saúde – o que levou muitas pessoas a mudar seus hábitos alimentares, com um aumento no consumo de alimentos frescos e orgânicos, bem como em produtos de longa vida útil”.

    O aumento do trabalho remoto é outra mudança observada pelo professor. Ele destaca que muitas empresas adotaram o home office para manter suas operações durante a pandemia. “Esse fato trouxe mudanças significativas nos padrões de consumo, já que as pessoas agora passam mais tempo em casa e têm menos necessidade de se deslocar”, afirma.

    Além disso, Sá chama a atenção para mudanças nos padrões de viagem: “As restrições de viagem e a preocupação com a saúde fizeram com que muitas pessoas cancelassem viagens planejadas e adiassem planos futuros, acarretando em um impacto significativo em setores como o turismo e a hospitalidade”.

    Na visão do  diretor na A/S Gestão e Marketing, todas essas mudanças no comportamento de consumo podem se manter no cenário pós-pandêmico, à medida que as pessoas se adaptam a novos hábitos e padrões de consumo.

    “O comércio eletrônico deve continuar a crescer, mesmo após a pandemia, com mais pessoas se acostumando a fazer compras on-line. Da mesma forma, o trabalho remoto pode se tornar mais comum em muitas empresas, o que pode levar a mudanças no uso de espaços de escritório, no tempo da jornada de trabalho e nas necessidades de transporte”, analisa.

    Apesar disso, segundo ele, também é preciso ponderar que alguns comportamentos de consumo retornem ao que eram antes da pandemia. “As transformações no comportamento de consumo serão uma combinação de mudanças permanentes e temporárias, com a pandemia de Covid-19 servindo como catalisadora para essas alterações”.

    Marketing pode aproximar marcas e consumidores 

    Sá lembra que, com a mudança de comportamento do consumidor em função da pandemia, o marketing também precisa se adaptar para ajudar a aproximar as marcas dos clientes nesse novo cenário. Segundo ele, algumas maneiras pelas quais o marketing pode contribuir para isso incluem:

    • Comunicação transparente e eficaz – As marcas precisam garantir que sua comunicação seja clara e transparente, especialmente em relação às mudanças decorrentes da pandemia. É importante fornecer informações relevantes aos clientes e consumidores, como horários de funcionamento, opções de entrega e outras atualizações importantes.
    • Personalização de experiência – A personalização de experiência permite que as marcas ofereçam uma experiência única para cada cliente, criando uma conexão emocional com a marca. Isso pode ser feito por meio de recomendações personalizadas, ofertas especiais e outras formas de atendimento individualizado.
    • Aumento do uso de tecnologia – Com a expansão do comércio eletrônico, as marcas podem se beneficiar do uso de tecnologia para melhorar a experiência do cliente. Dessa forma, podem incluir o uso de chatbots para responder a perguntas e assistentes virtuais para ajudar a encontrar produtos e aprimorar a experiência de compras on-line.
    • Criação de conteúdo relevante – A criação de conteúdo pertinente é uma maneira eficaz para uma marca se conectar com os consumidores. Uma opção é produzir conteúdo que aborda tópicos importantes para clientes e consumidores, como saúde, bem-estar e segurança, bem como fornecer informações sobre seus produtos e serviços.
    • Utilização de mídias sociais – As mídias sociais podem ser utilizadas a fim de se conectar com clientes e consumidores. É possível usar as mídias sociais para fornecer atualizações importantes, compartilhar conteúdo relevante e interagir com seguidores.

    Segundo o diretor na A/S Gestão e Marketing, é importante lembrar que, mais do que nunca, os consumidores estão em busca de marcas autênticas e confiáveis, que ofereçam soluções reais para suas necessidades e preocupações. Portanto, as marcas devem se concentrar em fornecer valor real para seus clientes e construir relacionamentos significativos com eles.

    “Em um mundo em constante transformação, as marcas que tiverem a capacidade de se adaptar e inovar mais rapidamente são as que prosperarão”, conclui.

    Para mais informações, basta acessar: https://adrianosa.com.br/

    ATACADO E VAREJO EMPREENDEDORISMO EXECUTIVO MARKETING NEGÓCIOS

    Related Posts

    CGTN: Como os laços estáveis China-Rússia contribuem para um mundo turbulento?

    10 de maio de 2025

    Mercado estético avança com soluções menos invasivas

    9 de maio de 2025

    Tumi celebra 50 anos com coleção em tom dourado bullion

    9 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Franca vence e sai na frente do Pinheiros nas quartas de final do NBB
    • ACIF promove manhã de serviços e diversão para mais de mil pessoas na Praça Barão
    • E para quem curte aquela comida caipira deliciosa, o Rancho JP, em Patrocínio Paulista é uma ótima pedida neste domingão, dia das Mães. Caríssimo Luiz Claudio e equipe aguardam por todos para um almoção especial.
    • Outra dica de presente para as mamães, é um lindo óculos da Bella Ótica. Por lá você encontra solares das mais diversas marcas e modelos e armações lindas. Ótima oportunidade de presentes. Flavinha Bastianini espera por todos na Rua General Osório, 1440, antigo prédio da AEC.
    • E neste domingo, Dia das Mães, é dia de levar a sua rainha para almoçar na Grelha de Fogo Churrascaria e curtir aquele rodizio nota dez, que toda a cidade conhece. Local aconchegante e especial, no Complexo Galo Branco.
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    By Repórter no Fato

    Produtores enfrentam impacto da seca e preveem quebra de safra em boa parte da região;…

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025

    Mãe e filha constroem juntas uma trajetória de décadas na Sabesp

    7 de maio de 2025

    ‘Allan Kardec’ realiza Bazar do Dia das Mães com produtos a partir de R$ 5

    6 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.