Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Fundhost escolhe a SS&C para fornecer serviços de contabilidade e registro de fundos

    4 de junho de 2025

    Brasileiros Empreendem nos EUA: Tecnologia e Serviços Lideram Segmentos de Negócios

    4 de junho de 2025

    Empresas brasileiras realizaram 330 fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2025

    4 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Fundhost escolhe a SS&C para fornecer serviços de contabilidade e registro de fundos
    • Brasileiros Empreendem nos EUA: Tecnologia e Serviços Lideram Segmentos de Negócios
    • Empresas brasileiras realizaram 330 fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2025
    • “Relatos sobre Cacau Show são preocupantes”, diz advogada
    • Seguro internacional de cargas: proteção vai além do mar e garante segurança do início ao fim da operação logística
    • Encontro de Relações com Investidores debate mercado de dívida
    • ABTP elege Conselhos Deliberativo e Fiscal para novo biênio
    • Dataside e AWS impulsionam debate sobre dados e inovação
    • PipeRun apoia pesquisa sobre relacionamento com o cliente
    • Andersen Consulting ganha nova dimensão com a David and Golyat
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Empresária expõe tendências do marketing digital para 2023
    Notícias Corporativas

    Empresária expõe tendências do marketing digital para 2023

    DINOBy DINO22 de março de 2023
    Empresária expõe tendências do marketing digital para 2023
    Empresária expõe tendências do marketing digital para 2023

    O marketing digital é utilizado por cerca de 90% de todas as empresas do mundo – e a maior parte delas é do Brasil, segundo a Pesquisa Marketing Visão 360º, conduzida pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International.

    O estudo aponta, ainda, que mais da metade (54%) das empresas que entendem que o marketing digital é indispensável são de pequeno porte, com até 99 funcionários.

    Para Julia Jarussi, empresária e gerente de marketing digital, a crescente adesão à modalidade pode ser explicada: “Há um bom tempo estamos vivendo uma revolução no mercado de consumo e no comportamento do consumidor. Nesse processo, o marketing tem um papel fundamental”, afirma.

    Para Jarussi, além de trabalhar com marketing digital, é preciso ficar atento às tendências, que mudam a cada ano. “O ano de 2023 é o momento de acompanhar as tecnologias de dados, a IA (Inteligência Artificial) e o tão falado metaverso”, pontua. “Embora o futuro seja imprevisível, podemos prever algumas tendências que têm se destacado durante os últimos meses e anos. Por isso, é possível esperar grandes novidades para 2023”, completa.

    Pensando nisso, a especialista comenta as principais tendências de marketing digital para os próximos nove meses nos tópicos a seguir:

    1. Cookieless (a era sem cookies)

    “Os cookies de terceiros sustentam o modelo gratuito de internet. O Google e o Facebook, por exemplo, captam os dados dos usuários e os oferecem aos anunciantes, com isso, as empresas podem conhecer melhor os seus consumidores e segmentar as estratégias de marketing”, explica Jarussi.

    Para ela, vale focar na coleta de dados first-party, feitas diretamente com os usuários. “De acordo com pesquisa da Deloitte, 61% das empresas de alto crescimento estão mudando para uma estratégia de dados primária. A criação de relações próximas e diretas com os consumidores será uma saída para lidar com um ‘cookieless future’”, complementa.

    2. Busca por conteúdo de qualidade

    Para a empresária, a segunda tendência para 2023 é a busca por conteúdo de qualidade, embasado, com histórias reais.

    “Os consumidores querem conteúdos informativos e relevantes. De acordo com uma pesquisa do CMI (Content Marketing Institute), 74% das empresas B2B entrevistadas atribuíram o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo ao valor entregue aos consumidores”, cita. “É preciso reduzir o ritmo de produção e focar na qualidade”, diz ela.

    3. Streaming de vídeo

    “Há anos vem sendo falado sobre a força que os vídeos iriam tomar na internet, e isso de fato se consolidou. Essa tendência não só é vista em blogs e mídias sociais, mas também nos serviços de TV por assinatura e streaming”, afirma Jarussi.

    Para ela, isso pode levar à necessidade de criação de novos formatos de parcerias comerciais e publicidade nas plataformas: “Outra tendência são os live streamings, a transmissão ao vivo de conteúdo. Muitas empresas já têm aproveitado esse formato, fazendo transmissões on-line de eventos ao vivo e promoção de vendas”.

    4. Social commerce

    “Os consumidores estão cada vez mais dispostos a comprar através das mídias sociais. De acordo com dados da Hootsuite e We Are Social, as novas gerações já estão usando mais as redes sociais (53.2%) do que os mecanismos de busca (51.3%) para pesquisar informações sobre marcas”, afirma.

    “Esse cenário nos leva ao um grande alerta sobre a urgência em utilizar as mídias sociais como veículo de vendas. Felizmente, o Instagram possui uma ferramenta de vendas – a Loja do Instagram”, menciona Jarussi. “Em 2023, a plataforma deve disponibilizar globalmente o Instagram Checkout, que é a possibilidade de finalizar as compras dentro da loja no Facebook ou Instagram, sem precisar sair do app”, completa.

    5. Novos influenciadores

    “Não é novidade pra ninguém que há grande êxito para as empresas que colocam a participação de influenciadores em suas estratégias. Em 2023, precisamos levar em conta o surgimento de novas modalidades de influenciadores, como atletas, virtual influencers e os próprios colaboradores das empresas”, explica.

    6. Metaverso

    Na visão da gerente de marketing, o Metaverso deve crescer este ano. Nesse cenário, os influenciadores virtuais e o social commerce podem ser aliados para alavancar as vendas no universo virtual, que engloba tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada, IA e a internet. Algumas plataformas já operam com esse tipo de tecnologia.

    7. IA

    “Muito tem se falado sobre IA por conta do lançamento do ChatGPT. A ferramenta pode ajudar a criar conteúdos do zero, simplesmente buscando o assunto como “5 passos para uma vida saudável”, afirma Jarussi. Ao digitar o que você procura, a ferramenta irá entregar uma lista com notícias sobre o assunto, mas não substitui profissionais”.

    Para concluir, a empresária destaca que quem trabalha com marketing digital já sabe que a área é dinâmica, mas o avanço das tecnologias e do comportamento do consumidor tem acelerado ainda mais esse processo de mudança. Por isso, “as empresas e os profissionais de marketing devem estar atentos às inovações para que consigam se reinventar ano após ano e acompanhar as novas realidades que vêm surgindo”, afirma.

    Para mais informações, basta acessar:

    https://www.linkedin.com/in/juliajarussi/?originalSubdomain=br

    COMUNICAÇÃO MARKETING tecnologia

    Related Posts

    Fundhost escolhe a SS&C para fornecer serviços de contabilidade e registro de fundos

    4 de junho de 2025

    Encontro de Relações com Investidores debate mercado de dívida

    4 de junho de 2025

    ABTP elege Conselhos Deliberativo e Fiscal para novo biênio

    4 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Fundhost escolhe a SS&C para fornecer serviços de contabilidade e registro de fundos
    • Brasileiros Empreendem nos EUA: Tecnologia e Serviços Lideram Segmentos de Negócios
    • Empresas brasileiras realizaram 330 fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2025
    • “Relatos sobre Cacau Show são preocupantes”, diz advogada
    • Seguro internacional de cargas: proteção vai além do mar e garante segurança do início ao fim da operação logística
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Sabesp promove ações na Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental em Franca e região

    By Reporter no Fato

    Programação conta com palestras, plantio de mudas e evento comunitário em Franca e região Em…

    Pedregulho lidera produção de café em São Paulo e destaca força feminina no campo

    30 de maio de 2025

    6º Pedágio de lixo eletrônico do ‘Allan Kardec’ será no dia 7 de junho

    30 de maio de 2025

    Documentário resgata história da Cachaça no interior paulista e destaca tradição da Fazenda Barra Grande

    29 de maio de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.