O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) estima que R$ 216 milhões serão injetados na economia de Franca neste fim de ano, em razão do pagamento do 13º salário. O cálculo leva em consideração micro dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e base de dados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que dão conta de 94 mil trabalhadores formais.
“O valor injetado pelo 13° salário faz com que nossa economia se torne cada vez mais forte nesse período de retomada, principalmente, pelo montante que circulará no comércio francano. Esse valor tem subido ao longo dos últimos anos principalmente por conta da diversificação da nossa matriz econômica que incorporou setores que pagam salários maiores”, afirma o economista da ACIF, Adnan Jebailey.
Ainda de acordo com projeções do IE-ACIF, a expectativa é que o setor de Comércio movimente cerca de R$ 44 milhões em razão do calendário comercial de fim de ano e a injeção extra advinda do próprio 13º salário.
Dicas para consumidores
O IE-ACIF separou algumas orientações para que os consumidores utilizem de forma consciente o seu 13º salário neste período de alto consumo e não se atrapalhem no início de ano. Confira:
- Prefira pagamentos à vista: lembre-se que no mês de janeiro você terá que arcar com despesas como IPTU, IPVA e material escolar. Não acumule dívidas;
- Pesquise: o fim de ano é marcado por grandes ofertas e promoções, utilize a internet como ferramenta para buscar melhores condições;
- Sobrou dinheiro, e agora? Antecipe contas do próximo mês, dando folga para ao seu orçamento;
- Estourei meu orçamento, o que fazer? Se você abusou do Cheque Especial, a dica é buscar empréstimos com menor taxa de juros para cobrir o déficit da conta. Agora, se o problema for o Cartão de Crédito, procure formas de parcelamento de seu cartão e evite o pagamento mínimo da parcela. A partir da negociação, aperte o cinto e somente faça compras à vista.
- Imagem ilustrativa (Crédito: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)