Na última sexta-feira (06), a divulgação de uma decisão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) gerou polêmica no mundo dos suplementos alimentares. Foi estabelecido um prazo para que noves sites no Brasil suspendessem a venda de 48 marcas de whey protein suspeitas de serem adulteradas. A medida foi adotada após a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI) ter enviado ao governo um estudo apontando adulterações nas marcas de whey protein, que não apresentavam a quantidade de proteína informada nos rótulos.
Suposta lista das marcas que tiveram as vendas suspensas:
- ActiveNutrition: Protein Whey 3W
- Age Intlab: 3W
- AST Sport Science: VP2 Whey Protein Isolate
- Atlhetica Nutrition: Whey Flavour
- Atlhetica Nutrition: Best Whey
- Bodyaction Nutri Science: Whey Muscle Hammer
- Bodyaction Nutri Science: Isolate Prime Whey
- Bodyaction Nutri Science: 3Whey Top Taste
- Bodyaction Nutri Science: Isolate Isolate Definition
- Cellucor: Isolate
- Cobra Nutrition: Iso 100%
- Essential Nutrition: Immuno Whey Pro Glutathione
- Essential Nutrition: Immuno Gold Whey
- Essential Nutrition: Cacao Whey
- Evolution Nutrition Lab: Protein 1 Whey
- ForceUP: 3Whey Protein Powder
- FTW Sports Nutrition: Whey Blend
- FTW Sports Nutrition: Whey 3W
- FTW Sports Nutrition: 3 Whey Protein
- GSN Suplementos: Whey Protein (Core Series)
- GSN Suplementos: Iso Hydro Immuno Whey
- Max Titanium: Whey Blend
- Max Titanium: Whey Pro
- MHP: Maximum Whey
- Monster Feed: MonsterFeed Isolate Whey Mix
- Monster Feed: MonsterFeed Whey 100% Pure
- Muscletech: Nitrotech Whey Gold
- NitroMax The Heat: Nitro Power Whey
- Ravenna Sports Nutrition: SW Whey Protein
- Ultimate Nutrition: Prostar 100% Whey Protein
- Under Labz: Isohydro ++ Flexx Whey
- Xpro Nutrition: Iso-X Protein Complex
- Xpro Nutrition: W-Iso Isolate Whey
- XTR Health Research: Hyper Whey
- Whey 100% Pure: INTEGRALMEDICA
- INTEGRALMEDICA: WHEY 3W SUPER
- INTEGRALMEDICA: INTRO HARD
- INTEGRALMEDICA: ISO TRIPLE ZERO
- INTEGRALMEDICA: ISO HYDRO-X
- INTEGRALMEDICA: ISO BLEND COMPLEX
- INTEGRALMEDICA: DARK BAR
*lista divulgada por outros veículos de comunicação.
Respostas das marcas
Diversas marcas, como Integralmedica, Essential Nutrition, FTW, e Atlhetica Nutrition, contestaram as alegações, argumentando que seus produtos passam por rigorosos controles de qualidade e foram fabricados de acordo com as normas e laudos de laboratórios certificados. Algumas dessas empresas reafirmaram que não foram notificadas oficialmente sobre a suspensão e destacaram que os laudos técnicos de seus produtos confirmam a conformidade com os padrões exigidos.
Integralmedica
“A Integralmedica esclarece que as informações recentes sobre nossos produtos foram divulgadas de forma errônea.Nossos produtos passam por rigoroso controle de qualidade, com fiscalização contínua e laudos que comprovam sua pureza e segurança.Reafirmamos nosso compromisso com a qualidade e a confiança de nossos consumidores e nos colocamos a disposição para esclarecimentos. Nossas vendas seguem normalmente!”
Essential Nutrition
“A Essential Nutrition foi surpreendida pela veiculação de notícias sobre uma suposta proibição da venda de produtos Whey Protein da marca em plataformas de comércio eletrônico. Esclarecemos que, até o momento, não fomos notificados e desconhecemos qualquer ordem emitida por autoridades competentes relacionadas ao tema.Ressaltamos que o denunciante foi condenado pela Justiça por realizar análises desprovidas de fundamentação técnica, utilizando metodologias inadequadas e laboratórios não certificados para tais finalidades (laboratórios não listados na REBLAS).Os laudos de qualidade dos produtos da Essential Nutrition, elaborados com base em metodologias corretas e realizados por laboratórios pertencentes à rede REBLAS, foram devidamente divulgados em 2022, à época da reportagem citada, e estão sendo republicados em nosso site. Esses laudos reafirmam a conformidade e a excelência dos nossos produtos.”
FTW
“Na última semana foi publicada pelo G1.Globo uma reportagem sobre uma suposta proibição de alguns suplementos alimentares, dentre os produtos, estavam nossos suplementos: Whey 3W Protein, Whey Blend e 3W Whey.Após verificação de inconsistências nos laudos divulgados, a publicação foi rapidamente retirada pela própria plataforma Globo, como um ato corretivo.Asseguramos que os suplementos alimentares da FTW possuem laudos aprovados por laboratórios reblados pelo INMETRO, laboratórios homologados dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.Esclarecemos que NÃO HÁ NENHUMA RESTRIÇÃO DE VENDA desses produtos, e em respeito aos consumidores, asseguramos o compromisso com a qualidade de todos os produtos feitos pelo Laboratório Fitoway, que além de ser certificado pela FDA, é a única indústria de suplementos alimentares no Brasil a possuir a certificação internacional de qualidade ISO 9001.“
Atlhetica Nutrition
“A Atlhetica Nutrition reitera que nunca teve produtos proibidos, suspensos, recolhidos ou reprovados por qualquer órgão regulador, incluindo a Anvisa.Recentemente, informações falsas e distorcidas ressurgiram, tentando prejudicar nossa imagem e ameaçar um trabalho construído ao longo de décadas com dedicação, ética e valores sólidos.Refutamos veementemente essas acusações do ano de 2022 e seguimos firmes em nosso compromisso com a qualidade, a transparência e o respeito aos nossos consumidores, parceirose colaboradores.Seguiremos tomando todas as medidas cabíveis para proteger a integridade de nossa marca e de nossa história, com qualidade e confiança há 25 anos. “
Diante da polêmica gerada, será essencial acompanhar os desdobramentos dessa situação e as novas análises que possam surgir. A suspensão temporária da venda dos produtos e as respostas das marcas indicam que o processo de verificação e investigação ainda está em andamento. Portanto, é fundamental aguardar a conclusão das apurações competentes pelas autoridades.