O voo de inspeção da FAB – Força Aérea Brasileira – no aeroporto de Franca deverá acontecer no mês de setembro.
A estimativa é da empresa VOA, gestora do aeroporto “Tenente Lund Pressoto”. O procedimento é protocolar e antecede as autorizações necessárias para a liberação dos voos comerciais no município.
Tais autorizações, solicitadas pela VOA, tratam do registro de novos equipamentos de segurança aérea no aeroporto, como o PAPI e as EPTAs, estão a cargo do Ministério da Defesa.
Após o voo de reconhecimento da FAB, em tudo estando de acordo com a legislação da aviação civil, o aeroporto francano estará apto a receber aviões do porte de um Boeing 737 – com capacidade para até 130 passageiros – modelo que a GOL deve operar na cidade.
Quais são os equipamentos?
Para receber aviões de grande porte, o aeroporto de Franca teve que subir da categoria 2C para 3C, daí a necessidade de registrar a informação da disponibilidade dos equipamentos junto aos setores de controle aéreo do Ministério da Defesa – uma espécie de atualização de dados.
O primeiro deles é o PAPI, sigla em inglês para Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão -, equipamento luminoso que auxilia os pilotos durante os pousos.
O segundo são as EPTAs, que fornecem informações de tráfego aéreo, de telecomunicações aeronáuticas e de meteorologia aeronáutica, auxiliando a navegação aérea dos pilotos.
“A Rede Voa comprou os equipamentos, num investimento superior a R$ 3 milhões. O presidente da empresa, Coronel Marcel Moure, me assegurou que a estrutura está cem por cento concluída em nosso aeroporto”, disse o vereador Daniel Bassi, que tem trabalhado na articulação pela volta dos voos a Franca.
Quais são os departamentos?
A documentação de solicitação da VOA para ativação foi protocolada em 31 de julho no Decea – Departamento de Controle do Espaço Aéreo – do Ministério da Defesa, no Rio de Janeiro, endereçada ao major-brigadeiro Márcio Bueno Bonotto. Também ao major-brigadeiro foi solicitada a vistoria para ativação das EPTAs.
No caso do Cindacta – Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo – órgão da FAB, que fica em Brasília, também foi requisitada, no dia 11 de julho, a Vistoria de Ativação das EPTAs, a qual é realizada em voo teste com aeronave da FAB.
“O Coronel Marcel entende muito do assunto, já pilotou por todo o mundo, e tem conduzido o processo com total respeito à legislação, aos prazos e com relação à plena segurança para pilotos, passageiros, tripulação e à população francana. Estou muito confiante que Franca não só terá novamente os voos, como os terá com total segurança”, afirmou Daniel Bassi.
O vereador também conversou com a direção da GOL sobre os planos da companhia e o cronograma para que as aeronaves pousem em Franca.
“A empresa afirmou que, tão logo sejam expedidas as autorizações de Decea e Cindacta, será iniciado o processo de venda de passagens e os voos iniciados em até 60 dias. O destino Franca inclusive já consta no site da GOL”, informou Bassi.