Geralmente esses pets têm menos energia do que os filhotes e são tão fofos quanto. Infelizmente, os cães mais velhos ficam por último na fila da adoção.
Na hora de adotar, muitas pessoas priorizam um filhote ao invés do cão mais velho. Contudo, esses bichinhos também têm inúmeras qualidades e são capazes de conquistar o amor das famílias.
Uma das vantagens é a personalidade definida. Enquanto filhote, é difícil o tutor saber como o cão irá se comportar ao longo dos anos.
Já o totó adulto tem sua própria rotina e menos energia para gastar do que um filhotinho. Quem adota um cão mais velho o está salvando de ficar por muito tempo na fila de espera da adoção. Ou talvez, de nem saber o que é ter uma família.
O adestrador, Douglas Teixeira, explicou sobre a facilidade que todo cão tem em aprender, independentemente da idade. O mais importante é que haja comprometimento e dedicação por parte do tutor.
O que pode mudar é o comportamento em ambientes diferentes. No abrigo, por exemplo, ele não destrói a cama. Mas em casa pode destruir. No abrigo ele não late, em casa pode latir.
Contudo, podemos corrigir esses comportamentos com rotina e ensinamentos. Cães adultos têm facilidade em aprender e obedecer quando ensinados.
Traumas causados pelo abandono
Cães mais velhos podem sentir trauma após sofrer abandono ou maus-tratos. Nesse caso, como o adestrador pode ajudar?
É necessário adequar e empregar uma nova rotina ao cão com passeios. É onde o cão poderá diminuir sua energia, além de criar um relacionamento com o tutor.
Se já houver outros cães na casa, é importante deixar o novo pet separado dos demais e começar uma socialização aos poucos, até que a convivência entre eles seja algo natural.
Todo cão aprende com facilidade, desde que haja dedicação do tutor em ensinar. É claro que alguns casos de comportamento são mais complicados.
Aí não seria o caso de aprender, mas de trabalhar o comportamento, como casos de agressividade, reatividade ou cães muito assustados e medrosos.
Agora, quanto a aprender, eles aprendem rápido. Em pouco tempo, o cão vai saber andar na guia, sentar, esperar, ficar no lugar dele. Enfim, tudo o que o tutor o condiciona a fazer.
Cães adotados mesmo adultos podem chorar nos primeiros dias, mas o mais comum é que os filhotes chorem mais.
Adote um cão que acompanhe a sua rotina
Qual estilo de vida é indicado ter um cão mais velho em casa?
Muitas vezes, cães grandes e fortes podem derrubar um idoso em uma brincadeira, provocando fraturas e implicando em problemas mais sérios para eles.
Então, o indicado é que os idosos tenham cães mais calmos, com a energia mais baixa, que não demandem passeios tão intensos e não possam provocar algum tipo de acidente.
Para as outras pessoas, o ideal é buscar cães com o estilo de vida parecido. Não adianta adotar um Pitbull super intenso, se você adora ficar dentro de casa assistindo uma série. Isso vai gerar grandes problemas.
Também não dá para adotar um cão idoso se você gosta de esportes e quer que o animal participe junto. Tem que ter consciência e responsabilidade.