O Real Madrid é campeão da Supercopa da Espanha! E o título veio em uma ocasião para lá de especial. Neste domingo (14), no Estádio Al Awwal, em Riade, na Arábia Saudita, o Merengue enfrentou o seu arquirrival Barcelona no El Clásico, que teve transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, e levantou a taça após goleada por 4 a 1, que contou com uma grande atuação de Vinicius Jr..
Com o título, o Real chegou à sua 13ª conquista de Supercopa e agora está a apenas uma taça de distância do arquirrival, que foi campeão em 14 oportunidades, sendo a mais recente na última temporada (2022/23).
Vale lembrar que esta é a quinta temporada consecutiva que o novo formato da competição, agora com quatro times envolvidos, é disputado, e o Merengue já chegou à sua terceira conquista. Barça e Athletic Bilbao também foram campeões durante o período.
Para chegarem à final, Real Madrid e Barcelona eliminaram, respectivamente, Atlético de Madrid e Osasuna.
Como foi o El Clásico
O clássico começou a todo vapor em terras sauditas. E com 10 minutos de bola rolando, o Merengue já tinha dois gols de vantagem no placar, ambos marcados por Vinicius Jr..
Quem chegou primeiro com perigo, porém, foram os catalães. Aos 4, Ilkay Gündogan recuperou a bola no campo de ataque e lançou na área, mas Ferran Torres furou a finalização e, na sequência, Dani Carvajal deu um chutão para afastar.
Foi então que, aliando a visão de jogo de Jude Bellingham à habilidade de Vini Jr., o Real inaugurou o marcador. O meia inglês deu assistência açucarada para o brasileiro, que ficou cara a cara com Iñaki Peña, deixou o goleiro do Barça na saudade e fez 1 a 0 em grande estilo em Riade.
Na comemoração, o camisa 7 inclusive comemorou ao bom e velho estilo Cristiano Ronaldo e imitou a famosa celebração do astro português, enquanto os torcedores presentes responderam com o “siiiiiiiu”.
Três minutos se passaram e o Real Madrid ampliou. E agora foi Rodrygo quem deu assistência para Vinicius Jr. fazer o seu segundo gol na partida, deslizando para empurrar a bola para o fundo das redes como um autêntico centroavante.
Apesar dos dois gols, o Barcelona tentou frear o embalo de seu arquirrival e descontou com uma bela pintura de Robert Lewandowski. O camisa 9 culé aproveitou bola mal afastada por Antonio Rüdiger dentro da área e, de primeira, soltou a bomba para estufar as redes e colocar ainda mais fogo no clássico.
O que os catalães não esperavam, porém, era que o Real Madrid voltaria a ter dois gols de vantagem no placar antes do intervalo. E tudo por conta de uma pênalti cometido por Ronald Araújo em cima de Vini Jr.. O árbitro assinalou a penalidade na hora e, na cobrança, o camisa 7 fez o 3 a 1, chegando a um incrível hat-trick em apenas 39 minutos.
Na volta para o segundo tempo, os merengues mantiveram o domínio diante do arquirrival e transformaram a vitória em goleada. Aos 19 minutos, Rodrygo aproveitou bobeada da defesa do Barcelona e, dentro da área, finalizou após ficar com o rebote dado pelos catalães no seus pés.
Para piorar ainda mais a situação do Barça, Araújo, que já tinha cartão amarelo por conta do pênalti cometido, recebeu mais um cartão e acabou expulso, deixando a sua equipe com um a menos a partir dos 26 do segundo tempo.
Aos 37 minutos, Vini Jr. deixou o campo e foi substituído por Eduardo Camavinga. O brasileiro, que foi o grande destaque da decisão, recebeu uma chuva de aplausos enquanto se dirigia à saída do gramado. No fim, ainda teve oficializado o troféu de craque da partida.
Por outro lado, Vitor Roque, que foi relacionado pelo técnico Xavi para a final, sequer deixou o banco de reservas e não foi utilizado pelo Barça.
Créditos: ESPN