Um avião operando pela Vigili del Fuoco, a agência institucional da Itália para serviços de bombeiros e resgate, que faz parte do Departamento de Bombeiros, Resgate Público e Defesa Civil do Ministério do Interior, acidentou-se nessa quinta-feira, 27 de outubro, durante operação em Linguaglossa, na Sicília, sul da Itália.
Um vídeo mostra o momento em que a aeronave efetua a manobra para o lançamento do fluido na área desejada, mas impacta contra uma montanha e explode, deixando perplexas as testemunhas do acidente: ASSISTA O VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA E TAMBÉM NA PÁGINA DO PORTAL FNT NO FACEBOOK.
Segundo reporta o La Sicilia, a aeronave vista na gravação acima, um Canadair CL-215-6B11 (CL-415), caiu durante um serviço de combate de incêndio e os dois pilotos, únicos ocupantes, faleceram.
De acordo com as primeiras informações, fornecidas pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu devido ao “impacto do casco contra a costa da montanha” e explodiu assim que atingiu o solo.
Segundo o Aviation Safety Network, a aeronave acidentada é a registrada sob a matrícula I-DPCN.
“Houve várias explosões depois que o Canadair caiu. O avião está destruído e os bombeiros procuram os dois pilotos”, disse Salvatore Cocina, diretor regional da defesa civil, sobre o incêndio que envolveu a área de Catania.
Os dois pilotos são da empresa Babcock que presta o serviço com o Canadianair na Itália. Em 1º de maio deste ano, o contrato com a empresa Babcock MCS Italia foi renovado pelo Ministério do Interior até 31 de dezembro de 2024.
A empresa, conforme informado em seu site, é líder em serviços médicos de emergência aérea (EMs), em operações aéreas de prevenção de incêndios, há mais de 35 anos, operando na Europa e Canadá com mais de 500 profissionais altamente qualificados.
“Sinto muito pelas duas vítimas do acidente de Linguaglossa. Minhas equipes viram o Canadair cair, depois a fumaça”, continua Cocina. “As equipes de proteção civil estão no local, mas o local é muito íngreme”.