De ponta a ponta, Max Verstappen venceu neste domingo o GP da Emilia-Romagna, em Imola, chegando à frente do companheiro de equipe da RBR Sergio Pérez. Líder do campeonato, Charles Leclerc, da Ferrari, vinha em uma tranquila terceira posição até rodar a nove voltas do fim e chegar em sexto lugar, abrindo margem para Lando Norris pular para terceiro, trazendo o primeiro pódio da McLaren em 2022.
Max largou bem, se manteve em primeiro e não perdeu a liderança até cruzar a linha de chegada, faturando sua segunda vitória em 2022, desde o GP da Arábia Saudita. Já Lewis Hamilton ficou fora da zona de pontuação, terminando apenas em 14º.
Com o resultado, o atual campeão pula de quinto para segundo na classificação do campeonato. Com o fim de semana perfeito (vitória na corrida de classificação, na corrida e também com a melhor volta), Max anotou 34 pontos e foi para 59 pontos. Leclerc, apesar do desastroso resultado, está com 86 e em primeiro no campeonato.
A Ferrari permanece líder do Mundial de construtores, com a RBR em segundo lugar – tendo superado a Mercedes com a vitória de Verstappen na corrida classificatória, no sábado. Na parte de baixo da tabela, a Aston Martin enfim saiu da lanterna e soma cinco pontos com o oitavo lugar de Sebastian Vettel, e o décimo de Lance Stroll.
Melhor do resto, George Russell guiou a Mercedes como único representante do time na zona de pontuação, chegando em quarto após largar em 11º.
Já o heptacampeão Lewis Hamilton, que segue apagado em 2022, ficou a maior parte da corrida fora das dez primeiras colocações. Ele ainda sofreu com um pit stop lento e terminou na posição em que largou, 14º, levando inclusive uma volta de Verstappen.
Ge