O Ministério da Educação confirmou avanço para que Franca receba a instalação da unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
A informação foi confirmada aos vereadores Gilson Pelizaro (PT), Della Motta (Podemos) e Marcelo Tidy (União) nesta quinta-feira, 24 de agosto, durante encontro em Brasília-DF com o Secretário Executivo Adjunto do MEC Leonardo Barchini.

‘Rebemos boas notícias, existe a pretensão do Ministério em instalar o Instituto Federal em Franca e para isso tem algumas questões protocolares. O Ministério vai abrir um chamamento até setembro e a Prefeitura precisa se cadastrar solicitando a instalação do Instituto Federal’ disse Pelizaro.
A ação é mais uma etapa na busca pelos investimentos no Município, a oficialização do pedido aconteceu em abril deste ano quando os parlamentares se reuniram com o deputado federal Nilto Tatto (PT), o ministro da Educação Camilo Santana e técnicos do Ministério da Educação.
O que é Instituto Federal?
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante.
Ainda que vinculado ao MEC, o IFSP detém autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, nos termos do Art. 1º, Parágrafo único, da Lei nº 11.892/2008.
Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São Paulo oferece os cursos técnicos e de graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Próxima etapa
Os vereadores mantém o acompanhamento sobre o pedido e confirmam que o tema deve ser debatido com autoridades de Franca e municípios da região. OUÇA O QUE DISSE GILSON PELIZARO: