A Câmara Municipal de Franca realizou na noite desta segunda-feira (12) através da Comissão de Finanças e Orçamento uma Audiência Pública para tratar sobre a nova licitação do transporte público de Franca.
O encontro durou quase três horas e contou com a presença dos vereadores Gilson Pelizaro (PT), Marília Martins (PSOL), Marcelo Tidy (MDB), Kaká (Republicanos), Andrea Silva (Republicanos), Leandro O Patriota (PL), Marco Garcia (PP) e Walker Bombeiro da Libras (PL)
Além deles, representando o Poder Executivo estiveram presentes a presidente da Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca (EMDEF) Milena Bernardino, o procurador jurídico Dr. Eduardo Campanaro e como representante da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) Luiz Carlos Mantovani Néspoli.

Inicialmente, Luiz Carlos fez a explanação do estudo contratado pelo munícipio sobre o transporte público e detalhou as alternativas para para a nova licitação, enfatizando principalmente o modelo escolhido.
O procurador jurídico da Prefeitura Dr. Eduardo Campanaro também fez alguns comentários sobre o sistema mencionou os dados levantados, entre eles, a atual frota com 58 veículos, e o transporte de mais de 817 mil passageiros em 2024. Outro ponto importante citado durante a fala é que mais de 50% de pessoas se enquadram nas gratuidades, ou seja, não pagantes.

Além disso, foram pontuadas as dificuldades enfrentadas pelo município devido a baixa arrecadação comparada a outras cidades, e os desafios para manutenção do transporte público.
Também durante as falas foram argumentadas a necessidade de subsídio para o transporte público.


Os munícipes também tiveram o espaço para se manifestar e pontuaram problemas enfrentados pelos usuários desde a falta de ônibus para atendimento, demora para atendimento nas linhas em especial aos finais de semana, alguns questionaram a proposta de redução de R$ 5,00 para R$ 4,00 na tarifa considerando irrisória a economia para as pessoas que mais precisam do serviço, além disso foram apontados necessidades de atendimento aos estudantes, idosos, mulheres, renovação de frota e inovação do sistema.
Os parlamentares Marcelo Tidy (MDB), Marília Martins (PSOL), Walker Bombeiro da Libras (PL), Marco Garcia (PP) falaram sobre as ações da Câmara no acompanhamento e fiscalização dos serviços de transporte, alguns criticaram o modelo apresentado e apontaram algumas falhas no estudo, alertaram ainda sobre a modernização do sistema com implantação de ônibus elétricos, critérios de fiscalização mais rigorosos para garantia da efetividade do serviço prestado, mencionaram revisão de gratuidades e entre outras melhorias.