Nesta sexta-feira foi colocado em discussão na Câmara Municipal de Franca o novo projeto de lei de autoria da vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania), se trata da PL.93 de 2022, que viabiliza no calendário municipal o ”Dia do respeito a diversidade”. Cairo Still jornalista do Fato No Ato e também responsável pelo conselho da ONG Fênix esteve novamente na tribuna, desta vez, pressionando os vereadores para que o projeto seja aprovado desta vez. Cairo pontuou também outras necessidades da comunidade LGBTQIA+ que não serão resguardadas por este projeto apenas.
Continua após o vídeo…
Em apoio a iniciativa da vereadora Lindsay Cardoso, Cairo fez uso novamente da tribuna nesta sexta-feira, 10 de junho, apelando aos vereadores para se atentarem ao novo projeto proposto por Lindsay, o ”Dia do respeito a diversidade”. Inicialmente foi direto aos agradecimentos a vereadora, por se posicionar perante a maioria dos demais vereadores, por abraçar a causa da comunidade e disse que esta PL se trata de uma data de conscientização, porém a conscientização está em cada um de nós e que infelizmente atualmente as pessoas não estão muito adeptas a isso, ao amor, a paz, a tolerância para com o diferente.
Continua após a imagem…
Na proposta da vereadora tem como base a necessidade urgente tratar do respeito a todos os tipos de sexualidades (principalmente pessoas transexuais) e deficiências físicas/mentais. Tais grupos têm sido alvo constante de violência física e psicológica em nossa cidade. Tendo como exemplo o caso mais atual da transexual espancada na Expoagro 2022 em Franca, onde Cairo também se posicionou na tribuno semanas atrás.
Continua após a imagem…
Antes de concluir o apelo na tribuna, Cairo destacou que, apesar de o apoio da vereadora ser um ato importante na construção da abertura de novas portas a diversidade na política municipal, o ato não pode de maneira alguma cessar neste projeto, justamente por se tratar de uma data para conscientização popular, a PL não resguarda e nem garante que justiça será feita em novos casos de agressão na cidade, por exemplo, não há amparo.
Cairo Still reforçou o pedido para que Lindsay permaneça apoiando a diversidade em novos projetos e ainda citou um que fez parte da agenda de campanha da atual gestão, que ”não saiu do papel”, a criação de um conselho municipal á diversidade, para que através deste, seja possível elaboração e criação de políticas públicas voltadas a esta comunidade. Cairo cita a necessidade de segurança pública, saúde direcionada e especializada ao público LGBTQIA+, educação, empregabilidade e projetos sociais sustentáveis e isso tudo só será possível a partir de um conselho.
O vereador Ilton Ferreira (PL) agradeceu e parabenizou Cairo pela fala e destacou ‘são diversidades que a gente nem imagina e estão em nosso meio’. E acrescentou ‘eu fiquei maravilhado pela luta que vocês têm (…) quando votei não no projeto passado, não votei pela questão, votei pelo projeto e falo aqui que foi muito mal feito, mal produzido, mal preparado, tentei modificar e não votei pela questão da diversidade, e agora estou estudando e analisando para entender como vocês entendem e parabenizo a todos vocês, e eu peço aos vereadores que busquem a compreensão e o respeito à diversidade’
Você encontra mais sobre a vereadora Lindsay Cardoso em sua página oficial no Facebook:
https://www.facebook.com/lindsaycardoso.franca
Para sugestões de pautas sobre diversidade envie um e-mail para cairostill@portalfnt.com.br