A Secretaria de Desenvolvimento Regional promoveu, nesta terça-feira (7), a posse do Parlamento Regional, que integrará os vereadores de todo o estado de São Paulo.
A cerimônia foi realizada na Sala “São Paulo” e contou com a participação do governador João Doria, do vice-governador, Rodrigo Garcia, do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e de vereadores de todo o estado.
Também marcaram presença os secretários Itamar Borges (Agricultura), Rossieli Soares (Educação) e General João Camilo (Segurança Pública).
Região de Franca
O vereador francano Daniel Bassi tomou posse como presidente pelo Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Franca no evento.
Assim como nas câmaras municipais, o Parlamento Regional tem Mesa Diretora, eleita pelos membros. A de Franca é composta pelos seguintes vereadores:
Presidente – Daniel Bassi (Franca)
1º Vice-Presidente – Nieli Carolini (Aramina)
2º Vice-Presidente – Róger Santos (São Joaquim da Barra)
3º Vice-Presidente – Dênis Pimenta (Restinga)
4º Vice-Presidente 4 – Rinaldo Gobbi (Igarapava)
Secretário-Geral – Taffarel Cruz (Guará)
1º Secretário – Lucas Vicente dos Santos (Patrocínio Paulista)
2º Secretário – Ismael Borges (Jeriquara)
“É uma grande emoção e uma honra representar Franca e os municípios da Região. Certamente, com a participação do Donizete da Farmácia, que também representa a Câmara de Franca, e dos demais colegas vereadores da Região, vamos brigar por espaço político e recursos que beneficiem a população”, disse Bassi.
Bassi e Nieli foram escolhidos por representantes das Câmaras Municipais dos municípios da Região, que também integrarão o parlamento através de participação na Mesa Diretora e nas comissões.
“Vamos alinhar e brevemente marcar a primeira reunião. Quero que o Parlamento Regional de Franca seja extremamente ativo e produtivo”, afirmou Bassi. O mandato como presidente do parlamento é de dois anos.
Também esteve presente no evento o vereador Donizete da Farmácia que, assim como Bassi, representa a Câmara de Franca no Parlamento Regional.
“A gente certamente vai unir forças com os demais vereadores para buscar o bem comum para os francanos, assim como cada parlamentar para o seu município. Coletivamente a gente ganha muito mais força. A população é o foco sempre de nosso trabalho”, disse Donizete.
Integração regional
Com a instituição dos 32 Parlamentos Regionais, os representantes das Câmaras Municipais terão participação efetiva nos Conselhos de Desenvolvimento a serem criados no Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado.
O Parlamento Regional será um conselho consultivo composto por dois vereadores de cada Unidade Regional, sendo um titular e um suplente, escolhidos entre as Câmaras Municipais da região.
“Mais um passo fundamental rumo à nova regionalização do Estado de São Paulo. Agora, com a participação dos vereadores, teremos um processo de desenvolvimento mais democrático nas regiões” disse o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
Também cabe aos Vereadores que integram o Parlamento Regional apresentar às Câmaras Municipais que representam leis que forem necessárias para a implementação de políticas públicas regionais, que impulsionem as potencialidades e solucionem problemas comuns aos municípios. O Parlamento será a instância interlocutora entre o Conselho de Desenvolvimento e as Câmaras Municipais.
Segundo o Artigo 152 da Constituição do Estado de São Paulo, a organização regional do estado tem como objetivos o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico, a melhora da qualidade de vida da população local, a utilização correta do território, dos recursos naturais e culturais e a redução das desigualdades sociais dos municípios e regiões.