“Tem que melhorar” diz Bassi. Governador anuncia regionalização da saúde em Franca com objetivo de reduzir problemas na regulação de vagas.
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário de Estado da Saúde, Eleudes Paiva, anunciaram nesta quinta-feira a reorganização do sistema de Saúde pública paulista.
O projeto do Estado, em parceria com os municípios e com a OPAS – Organização Pan-Americama de Saúde -, visa a reduzir o tempo de espera para internação de pacientes pelo SUS. Em Franca, atualmente, a fila de espera por vaga de internação é de 40 pessoas.
O vereador Daniel Bassi, presidente do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Franca, acompanhou o anúncio, no Palácio dos Bandeirantes, e avaliou como válida a iniciativa do Governo Tarcísio.
“A regionalização do Cross, que é a central de vagas do SUS paulista, encurtará os caminhos e a tendência é diminuir o tempo de espera”, afirmou BassI.
Outra mudança mencionada.por BassI é quanto às distâncias para internações com a utilização de hospitais da região, desafogando a Santa Casa de Franca. São os casos de unidades hospitalares de Pedregulho, Patrocínio, Igarapava e Ituverava, entre outros.
“O ideal é que o paciente seja atendido rapidamente mais perto de casa. Vejo a movimentação do Estado justamente neste sentido”, disse Daniel BassI.
Tarcísio de Freitas afirmou que fará todas as mudanças e investimentos necessários para que a saúde se torne mais eficiente.
“Tenho certeza que iremos revolucionar a saúde pública do Estado. O diagnóstico para melhorar a saúde e diminuir as filas está feito. Penso na quantidade de pessoas na fila e elas não podem esperar. Pensamos em quantos quilômetros muitos paulistas viajam por falta de vagas perto”, disse Tarcísio.
O governador se disse defensor da regionalização. “Fará com que a gente enxergue o paciente pois muitas vezes a vaga está ao lado. Não adianta colocar dinheiro se não ajustar a gestão. Seremos modelo para todo o Brasil”, concluiu Tarcísio de Freitas.