A instalação da última aduela para conectar as duas margens da Ponte da Integração entre Brasil e Paraguai foi realizada nesta quarta-feira (17), conectando de maneira definitiva os lados da estrutura.
A Ponte Internacional da Integração vai ligar Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco, e pretende desafogar o tráfego da Ponte da Amizade.
O lançamento da última aduela, com 5,7 metros de comprimento, 18,5 metros de largura e 28 toneladas, é parte da etapa final das obras, que devem ser concluídas no último trimestre deste ano.
O engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação do lado paraguaio de Itaipu Binacional, explicou que, uma vez estabelecida a adulea, foram colocadas lajes pré-fabricadas e, por fim, a pavimentação asfáltica da via.
Posteriormente, será realizada a finalização da ponte, com as grades de proteção para pedestres, sistema de iluminação e a colocação de sensores para detectar qualquer inconveniente que possa surgir nos tensionadores.
As obras foram iniciadas em 2019 e é uma das poucas obras de grande porte iniciada em um Governo e entregue antes do término do mandato.