O Tottenham fez um jogo impecável do ponto de vista defensivo e conquistou o título da Europa League 2024/25, ao vencer o Manchester United na final por 1 a 0, nesta quarta-feira. O gol salvador no estádio San Mamés foi creditado ao atacante Johnson, apesar do lance parecer gol contra (e toque de mão) de Shaw. Foi a única finalização certa da equipe em toda a partida. Esse foi o terceiro título continental do Tottenham em sua história.
Terceiro título europeu
O Tottenham ganhou hoje o seu terceiro título da segunda competição mais importante da Europa. O time inglês foi campeão em 1972 e 1984 da Taça da Uefa (antiga Liga Europa), e conquistou agora o seu primeiro da era Europa League. Campeão desse torneio em 2017, o Manchester United também foi vice em 2021.
Freguesia invertida na hora certa
O Tottenham é, tradicionalmente, freguês do Manchester United. Em 205 jogos oficiais até hoje, perdeu 95, empatou 52 e ganhou 58 (incluindo esta final). Só que nesta temporada, o time de Londres venceu os quatro confrontos contra o United: 1 a 0 e 3 a 0 pela Premier League, 4 a 3 pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa, e 1 a 0 na decisão de hoje.
Como foi o jogo?
Foi um jogo tenso, com sete cartões amarelos e 32 faltas, sendo 22 do Tottenham. O time de Londres finalizou no gol só três vezes, apenas uma no alvo — justamente a do gol de Johnson. O Manchester United registrou 14 finalizações, mas só três delas foram no alvo. Aí brilhou a estrela do goleiro Vicario. Além disso, aos 22 minutos do segundo tempo, o zagueiro Van de Ven tirou a bola em cima da linha, num salto impressionante (veja abaixo).

Créditos e imagens – Globo Esporte