A startup francana NanoBoost Ciência e Tecnologia, que é incubada na IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) – criada pela Prefeitura de Franca, com apoio do Instituto Cidade do Calçado -, vai apresentar sua solução para o aumento da eficiência na conversão de energia solar em elétrica na 27ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP27), que começou domingo (06) e segue até o dia 18 de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito. A explanação será no palco “Empreendedor Sebrae”, que apresenta para a comunidade internacional o potencial das micro e pequenas empresas brasileiras na geração de energia limpa e renovável, bem como na gestão mais eficiente desse recurso.
Com o lema “Juntos pela Implementação”, o evento debate medidas para conter as mudanças climáticas e a ONU sinaliza que o centro das discussões será o avanço dos acordos firmados anteriormente, como o Acordo de Paris, de 2015. Cerca de 90 líderes de estado já confirmaram presença, inclusive o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estará acompanhado por governadores do Consórcio da Amazônia Legal.
Incubada na IMPERA desde o início deste ano, a NanoBoost foi fundada pelos professores e doutores em Química da Universidade de Franca Eduardo José Nassar e Lucas Alonso Rocha, que também participam do programa CATALISA ICT, uma iniciativa articulada pelo Sebrae, com a parceria de entidades do ecossistema de inovação, que tem como objetivo acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade.
No programa, a startup já passou por várias etapas, desde a inscrição da ideia, capacitações e atualmente está no estágio três, de fomento para validar a ideia lançada. “Na primeira etapa a NanoBoost foi classificada entre mil ideias e, na segunda fase, ficamos entre as 270. Agora estamos entre os 18 projetos indicados para participar da COP27”, comemora Eduardo José Nassar.
Fernanda Martins/Benu Comunicação