A Prefeitura abriu na terça-feira, 3, a proposta do processo de Tomada de Preços para a construção do primeiro Ecoponto da cidade, projetado para o bairro City Petrópolis. Uma única empresa interessada se apresentou até o horário estabelecido e foi declarada habilitada a executar o empreendimento, com investimento de R$ 235,1 mil, onde a finalidade é receber pequenas quantidades de resíduos. O processo passará por uma análise técnica da Secretaria de Infraestrutura para posterior homologação, assinatura do contrato e expedição da ordem de serviços.
Esse será o primeiro de um conjunto de Ecopontos, que a Prefeitura pretende instalar em regiões específicas da cidade, todo fechado com muro, controle de recebimento dos materiais e estrutura para as necessidades da equipe administrativa. Os recursos investidos são originários do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Nesse local, poderão ser destinadas pequenas quantidades de resíduos de materiais recicláveis e também de construções, conforme as regras que serão oportunamente estabelecidas. A unidade do City Petrópolis ocupará uma área da Prefeitura, situada na Av. São Pedro, s/nº.
As duas próximas construções, nos mesmos moldes, uma com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), aprovado pelo Comitê do Sapucaí Mirim-Franca, no Jardim Luíza e um terceiro, no Jardim Portinari, este com recursos próprios da Prefeitura.
Para Rui Engrácia Garcia Caluz, secretário de Meio Ambiente, esses espaços terão uma estrutura básica de controle, vigilância diária e passarão a ser opções para o descarte regular de materiais que, hoje, muitas pessoas insistem em destinar em áreas públicas e particulares, causando transtornos e aborrecimentos.