O Sicoob 3 Colinas celebrou, na noite de quarta-feira, 12, seus 25 anos de atuação com um evento especial no Espaço Cedro, em Franca. O evento reuniu autoridades, lideranças, diretores, funcionários e cooperados da instituição, além de representantes de importantes entidades como Sesc, Fiesp, Sescoop, Sicoob Central, Fatec, IPT Franca, Uni-Facef, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Acif, Apae, Senai e Sicoob Saron. A cooperativa de crédito foi fundada no dia 30 de março de 2000.
A cerimônia foi aberta pelo presidente do Sicoob 3 Colinas, Waldyr Medezani, que destacou a trajetória da cooperativa 3 Colinas desde sua fundação, em 2000, por iniciativa da Associação do Comércio e Indústria de Franca. “Nossa história começa há 25 anos, quando um grupo de 20 empresários sonhou em criar uma instituição que desse apoio e estabilidade aos associados da Acif. Durante 17 anos, a cooperativa era estatutariamente limitada a esses empresários, mas, em 2017, abrimos para livre adesão. Em 2020, nos tornamos Sicoob 3 Colinas, consolidando uma identidade própria. Hoje, temos 12 agências em sete municípios, mais de 13 mil cooperados e um resultado positivo de mais de R$ 30 milhões acumulado nos últimos três anos”, ressaltou.

Durante o evento, homenagens foram prestadas aos fundadores da cooperativa, destacando a visão e o compromisso que deram início à trajetória do Sicoob 3 Colinas. Membros dos conselhos de Administração e Fiscal foram chamados para entregar as homenagens aos fundadores.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Cecresp, Carlos Chiaraba, enfatizou que o Sicoob 3 Colinas construiu uma verdadeira comunidade cooperativa, com uma “liderança visionária e comprometida”.
O consultor técnico da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) / Sescoop-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Eduardo Oliveira, parabenizou a cooperativa pelos 25 anos e destacou o cooperativismo de crédito como o sistema mais democrático que existe. Ele entregou uma placa comemorativa ao presidente da 3 Colinas, Waldyr Medezani.
A noite festiva contou ainda com uma palestra marcante com João Carlos Leite, fundador e presidente do Conselho de Administração do Sicoob Sarom, fundado em 1991, na cidade de São Roque de Minas (MG). Ele narrou a trajetória da cooperativa de crédito e como ela transformou a realidade da pequena cidade mineira. “O cooperativismo de crédito é o único capaz de gerar desenvolvimento local”, afirmou.
De forma simples e envolvente, Joãozinho, como é conhecido, levou todos os presentes a uma viagem pelo cooperativismo, especialmente o de crédito, como agente promotor da inclusão financeira e do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. “Cooperativa de crédito é menos Brasília e mais Brasil”, afirmou, sendo aplaudido de pé por todos.
No encerramento da apresentação, o diretor operacional do Sicoob 3 Colinas, Marcos Valério Gonçalves, reforçou que o futuro do Sicoob 3 Colinas será ainda melhor, destacando os R$ 8 milhões que foram distribuídos aos cooperados nos últimos 2 anos (pagamento de juros aos capital em 31/12/2023 e 31/12/2024 e distribuição de sobras em 20/08/2024). “O cooperativismo não é apenas sobre finanças, mas sobre atendimento de qualidade, melhores produtos e investimentos na área social”, pontuou.

Por fim, Waldyr Medezani agradeceu a confiança e o apoio de todos os cooperados, colaboradores e parceiros do Sicoob 3 Colinas. “Que os próximos anos sejam de ainda mais crescimento e fortalecimento, sempre com os pés no chão e sonhando grande”, concluiu.
