O Sesi Franca segue invicto na temporada 2022/2023 do NBB. Nesta terça-feira (27), o atual campeão da liga nacional viajou até São José dos Campos, interior de São Paulo, e bateu o time que leva o nome da cidade por 73 a 83. Com isso, o Franca chegou 15ª vitória na competição, mantendo a liderança isolada na primeira fase.
Por outro lado, o São José completou seis jogos sem conseguir vencer na atual temporada do NBB. Em 15 jogos disputados, o time josense conseguiu vencer apenas cinco e, somando ao resultado desta noite, perdeu outros 10. Dessa forma, termina a rodada na 11ª colocação.
“A gente sabia que seria um jogo. Mas tivemos a mentalidade suficiente para melhorar a defesa. Nos dois últimos jogos em casa, tomamos muitos pontos. Então, nós viemos com essa mentalidade. Sabemos que na próxima quinta-feira também teremos outro jogo duro”, disse o ala-pivô do Franca Lucas Dias, que anotou 21 pontos na partida. Ele só ficou atrás do companheiro de time e cestinha do confronto, Lucas Mariano com 23.
O jogo
Embalado pela apoio da torcida no Linneu de Moura, o São José equilibrou a partida no primeiro quarto. O time josense soube trabalhar o jogo defensivo e apostou nas transições para pontuar. Contudo, não contavam com 10 minutos inspirados de Lucas Mariano. O pivô do Franca fez, só na primeira parcial, 18 pontos de 21 tentados. Assim, os atuais campeões da liga venceram por 18 a 21.
Antes do intervalo, a partida ainda continuou dura para o Franca. O São José imprimiu um ritmo forte na marcação, forçou o erro dos adversários e seguiu fazendo o jogo ficar lá e cá. Assim, o time da casa, embora tenha saída perdendo, não deixou os visitantes se desgarrarem do placar. Dessa forma, o segundo período terminou por 34 a 41.
Contudo, o condição do jogo começou a mudar na volta dos vestiários. Embora o São José tivesse chegado a encostar no placar no começo do terceiro período, Sesi Franca passou a cometer menos erros. Assim, conseguiu abrir uma vantagem de 13 pontos e venceu a parcial por 51 a 64.
O Sesi Franca administrou a vantagem no último quarto. Além disso, conseguiu encaixar bolas importantes no perímetro para frear algumas tentativas de reação do São José. O placar final terminou 73 a 83 para os visitantes.
Adielson de Barros/OTD
Foto: Mariana Luz/ Agência NTZ