O Sesi Franca Basquete manteve a primeira colocação isolada do Novo Basquete Brasil (NBB) 2021/2022 ao derrotar a Unifacisa, nesta terça-feira (05 de abril), por 74 a 65 (43 a 29 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP), válido pelo returno da fase inicial.
O time francano começou muito bem e comandou os dois quartos iniciais, conseguindo desgarrar. Isso foi importante, pois a equipe paraibana foi melhor no terceiro quarto e baixou a diferença. Mas, nos dez minutos finais, o Sesi Franca Basquete retomou o seu melhor ritmo para vencer mais uma – 28 a 16 (primeiro quarto), 15 a 13 (segundo quarto), 16 a 22 (terceiro quarto) e 15 a 14 (quarto final).
O intervalo reservou uma justa homenagem ao inigualável Hélio Rubens, que brilhou nas quadras, vestindo camisa 8 do basquete francano. No começo da partida, os láureos já tiveram início, com os netos da lenda francana entraram em quadra com uma bola personalizada – levava a assinatura de Hélio estampada nela. A bola foi utilizada em um pulo bola simbólico e, logo em seguida, entregue, também pelos netos, paras as mãos do homenageado.
No intervalo ocorreu a cerimônia principal, com a entrega de uma réplica do tradicional uniforme verde, com o número 8, utilizado por Hélio quando ainda atuava. Além disso, também foi revelado de maneira oficial o outdoor em que o número utilizado por Hélio Rubens ficará eternizado no Templo do Basquete.
Os atletas mais efetivos foram o norte-americano David Jackson (17 pontos, 07 pontos e 03 rebotes), Lucas Dias (15 pontos, 03 rebotes e 05 assistências) e Lucas Mariano (15 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), pelo time da casa; o venezuelano David Cubillan (14 pontos), o norte-americano Trevor Gaskins (10 pontos e 09 rebotes) e Guilherme Hubner (10 pontos e 07 rebotes), em favor do visitante.
Com este resultado, o Sesi Franca Basquete segue ponteando o campeonato, com 27 vitórias e três derrotas. Já a Unifacisa aparece no sexto lugar, com 19 vitórias e dez derrotas.
No outro jogo da noite, o Rio Claro Basquete passou pelo Fortaleza/Basquete Cearense, 82 a 66 (39 a 22 no primeiro tempo), atuando no ginásio Municipal, Felipe Karan, em Rio Claro (SP). O time paulista usou bem o mando de quadra e começou bem o jogo comandando os dois períodos iniciais, abrindo vantagem, com destaque para a boa performance defensiva. Na volta do intervalo, a equipe cearense foi melhor e tentou entrar no jogo, mas o representante rio-clarense não permitiu e garantiu o resultado positivo – 17 a 11 (primeiro quarto), 22 a 11 (segundo quarto), 14 a 24 (terceiro quarto) e 29 a 20 (quarto final).
Os destaques foram o Anderson Rodrigues (19 pontos e 06 rebotes) e o norte-americano Jamaal Smith (15 pontos e 03 assistências), pelo time da casa; João Marcello “Mãozinha” Pereira (18 pontos e 09 rebotes) e Ralfi Ansaloni (16 pontos, 05 rebotes e 04 assistências), em favor do visitante.
Com esta vitória, o Rio Claro Basquete ocupa a nona colocação na classificação geral, somando 12 vitórias e 18 derrotas. O Fortaleza/Basquete Cearense aparece no 13º lugar, com nove vitórias e 20 derrotas.
O returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2021/2022 prossegue nesta quarta-feira (06 de abril), com dois jogos: Pato Basquete x Luvix/União Corinthians, às 19h30 (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR); e Mogi das Cruzes Basquete x Caxias do Sul Basquete, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP).
Databasket
Foto:Marcos Limonti