SESI Franca, Flamengo e São Paulo. A FIBA Américas divulgou nesta quinta-feira, 26 de outubro, as três equipes brasileiras que irão participar da edição 23/24 da Basketball Champions League Américas, o principal torneio de clubes do continente e que dá ao campeão o direito à disputa da Copa Intercontinental, o Mundial de Clubes da FIBA.
A quinta Temporada da BCL Américas começa no dia 13 de dezembro, com os 12 clubes competindo na Fase de Grupos. Depois, os oito melhores times avançam às Quartas, marcadas para os dias 4 a 10 de março, quando irão batalhar por uma vaga na Fase Final, a ser disputada em abril de 2024.
– Gratidão eterna ao empenho da Confederação Brasileira de Basketball por ter intercedido pela participação do Flamengo e dos clubes brasileiros, que tem um investimento nesta temporada à altura desta responsabilidade. Assim como no futebol, o Flamengo subiu o sarrafo do basquete no Brasil. E temos adversários que investem em peso na modalidade. E seguimos entre os três times de maior investimento. Montamos essa equipe com objetivos internacionais. Seria uma lástima para o basquete brasileiro que o Flamengo ficasse de fora, o que chegou a ser cogitado. Somos eternamente gratos ao presidente Guy Peixoto, que foi à Suíça defender o certo. Seria muito atípico que esse ano só tivéssemos os dois melhores – disse Guilherme Kroll, vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, bicampeão da Copa Intercontinental e em busca de mais um título da BCLA.
O SESI Franca é o atual campeão da Basketball Champions League Américas e da Copa Intercontinental e vai em busca do bicampeonato. O campeão desta edição irá assegurar sua vaga na FIBA Intercontinental Cup de 2024.
– A BCLA é sem dúvidas o maior campeonato do Continente e ficamos muito felizes por participarmos e também a motivação para buscarmos o Bi-campeonato aumenta ainda mais depois do título Intercontinental – disse Helinho Garcia, técnico do SESI Franca.
O São Paulo vai em busca do bicampeonato. O time venceu a BCLA e foi vice-campeão da Copa Intercontinental na temporada anterior, perdendo do Tenerife na decisão.
– A Participação do SPFC na próxima edição da BCLA é uma ótima oportunidade de reafirmar um projeto que já se mostrou vencedor. Com apenas 5 anos de projeto, o SPFC terá sua terceira participação no principal campeonato das Américas, sendo campeão invicto da edição 21/22 o que o credenciou para o campeonato intercontinental. Na edição 23/24 o #BasqueteTricolor se mostrará ainda mais forte – disse Cláudio Mortari, diretor técnico do São Paulo.
Os grupos
O Grupo A foi definido por questões geográficas e logísticas, terá o Real Estelí (NIC), Halcones de Xalapa (MEX) e Gladiadores de Anzoátegui (VEN).
Por esta razão, apenas os Grupos B, C e D foram sorteados. Dois clubes do mesmo país não podem fazer parte do mesmo grupo.
Esta edição do torneio de clubes mais importante do continente tem a participação de 12 times, de sete países da região. Representando a Argentina, os atuais campeões nacionais Quimsa, o vice, Boca Jrs., e Obras.
O atual campeão uruguaio Hebraica Macabi e o também finalista Nacional representam o Uruguai. Os campeões do Chile, UdeC, e da Nicarágua, Real Esteli, estão de volta à BCLA.
Halcones de Xalapa é o representante do México e, pela primeira vez, a Venezuela participa do torneio através dos campeões nacionais Gladiadores de Anzoátegui.
Grupo A
Real Estelí
Halcones de Xalapa
Gladiadores de Anzoátegui
Grupo B
Quimsa
São Paulo
Nacional
Grupo C
Hebraica Macabi
Flamengo
Boca Jrs
Grupo D
SESI Franca
Obras
UdeC
Créditos: Confederação Brasileira de Basketball