Franca e Unifacisa farão o quinto jogo da série das quartas de final do NBB. No Pedrocão, em Franca (SP), o atual campeão nacional venceu os paraibanos por 100 a 78 na noite desde domingo e empatou a disputa melhor de cinco em 2 a 2 em partida marcada por provocações e duelos individuais.
O cestinha da partida foi o armador argentino Corvalán, da Unifacisa, que fez 20 pontos e quatro assistências, mesmo sendo expulso no último período após duas faltas antidesportivas. Pelo lado do Franca, Lucas Mariano foi o maior pontuador, com 18, além de pegar cinco rebotes.
O quinto e último jogo da série das quartas de final entre Franca e Unifacisa está marcado para terça-feira, novamente no Pedrocão, às 20h30. Quem vencer, avança à semifinal para pegar o vencedor de Minas e Paulistano, que também fazem a quinta partida na terça. Na outra chave da semi, o Flamengo pega o São Paulo.
Intenso – FCA 26 X 17 UNI
Intensidade foi a palavra que marcou o primeiro quarto entre Franca e Unifacisa. Os donos da casa, que pareceram entrar mais ligados do que nas outras três partidas da série, contaram com Smith, Georginho, Lucas Dias, David Jackson e Lucas Mariano para assumirem a frente do placar. Os visitantes, no mesmo ímpeto, tinham Corvalán, Jimmy e Antônio, que conseguiram segurar os francanos até metade do período, mas não evitaram a vitória parcial dos anfitriões por nove pontos de diferença: 26 a 17.
Jogo quente – FCA 34 X 16 UNI (60 X 33)
Na volta do intervalo, Franca abriu 4 a 0 no primeiro minuto, ampliando a vantagem para 13 e obrigando a Unifacisa a parar o jogo. Após a pausa, os paulistas fizeram mais 12 e, com quatro minutos jogados no período, sofreram apenas três pontos, levando os visitantes a pararem mais uma vez o jogo para tempo técnico. Na reta final, os visitantes conseguiram crescer, com boas bolas de Antônio e Helinho parou a partida a um minuto e 24 segundos do fim. O quarto, vencido por Franca por 34 a 16, elevando a parcial para 60 a 33, também foi marcado por duelos individuais quentes e provocações entre Hubner e Scala e Georginho e Corválan, que resultaram em faltas antidesportivas para ambos os lados.
Visitantes correm atrás – FCA 22 X 23 UNI (82 X 56)
O terceiro período começou com o time da Unifacisa acelerando o jogo para tentar diminuir a vantagem aberta pelo Franca nos dois primeiros quartos. Corvalán foi o principal nome dos paraibanos mas, na reta final, os donos da casa equilibraram as forças com Lucas Dias e David Jackson. Os visitantes levaram a melhor por 23 a 22 e a parcial ficou em 82 a 56 para os anfitriões.
Placar centenário – FCA 18 X 22 UNI (100 X 78)
Apesar da vantagem ampla no placar, o jogo continuou quente entre Franca e Unifacisa. Restando pouco mais de cinco minutos para o fim, Corvalán fez a segunda falta antidesportiva dele no jogo ao acertar cotovelada em Scala e foi expulso. Dominante, o Franca chegou ao placar centenário na reta final da partida. O período terminou em 22 a 18 para a Unifacisa e o jogo fechou em 100 a 78 para Franca.
Números da partida
Lucas Mariano – 18 pontos e cinco rebotes.
Lucas Dias – 15 pontos, seis rebotes e três assistências.
Scala – 15 pontos, dois rebotes e três assistências.
Mike Smith – 12 pontos e um rebote.
Georginho – 9 pontos, oito rebotes e sete assistências
Márcio – 8 pontos e seis rebotes.
Reynan – 7 pontos, um rebote e três assistências.
Jhonatan Luz – 6 pontos, três rebotes e uma assistência.
Edu Marília – 5 pontos e dois rebotes
David Jackson – 5 pontos, dois rebotes e três assistências.
Créditos e imagem: Globo Esporte