O Campeonato Paulista de Futebol terá uma nova divisão a partir de 2024, voltando a ter cinco no total. O novo nível do Paulistão será o quarto dos cinco em hierarquia, deve se chamar ‘Série A4’ e possivelmente terá o mesmo formato das séries A2 e A3, sem a regionalização da primeira fase que ocorre na 2ª Divisão.
Nesse cenário, o futebol paulista teria 16 clubes a mais sem restrição de idade, já que a 2ª Divisão é um campeonato sub-23 e as três divisões que compõem a Série A não tem limite etário. Além disso, a eventual Série A4 pode aumentar o número de participantes na Copa Paulista a partir de 2024.
A nova Série A4 será formada pelos 14 melhores clubes do Paulista 2ª Divisão de 2023 que não conseguirem o acesso à Série A3. Completam a lista os dois rebaixados da Série A3, formando mais uma divisão com 16 clubes. A seguir, o Escanteio SP faz o exercício de imaginar como seria a nova divisão se o plano fosse colocado em prática já nesta temporada.
Os primeiros ‘classificados’ para a nova divisão seriam Nacional e Olímpia, os dois rebaixados na Série A3 deste ano. Como a temporada de 2022 não tem importância para o novo alinhamento do Paulistão, ambos terão de disputar a 2ª Divisão de 2023 e buscar o acesso.
Os outros 14 clubes seriam os classificados a segunda fase da Bezinha que não chegaram à final – Grêmio Prudente e Itapirense subiram para a Série A3 nesta temporada como campeão e vice, respectivamente.
Neste caso, estariam classificados para o Paulistão Série A4 os seguintes clubes: Flamengo de Guarulhos, Sãocarlense, Inter de Bebedouro, Itararé, Penapolense, XV de Jaú, Catanduva, Joseense, Manthiqueira, Mauá, Paulista, Rio Branco, Ska Brasil e Taquaritinga. O ‘corte’ seria cruel com o Colorado Caieiras, que não chegou à segunda fase pelo índice técnico por um ponto, ao lado do Osvaldo Cruz, o outro 3º colocado eliminado na primeira fase.