“Sementes Musicais – Semeando notas, transformando vidas!” é o mais novo projeto do contrabaixista Eduardo Machado, que em maio e junho levará oficinas de música instrumental brasileira a alunos da rede pública e shows gratuitos nas praças de Restinga, Ribeirão Corrente, Nuporanga, Buritizal, São José da Bela Vista e Cristais Paulista. A primeira cidade a receber Eduardo Machado Quarteto é Ribeirão Corrente, nesta sexta-feira (06/05), com duas oficinas às 9h e 13h30, na EMEB Farid Salomão, e o show no domingo (08/05), às 17h, no Coreto da Praça Santa Cruz, em homenagem ao Dia das Mães.
Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro, com reconhecimento internacional, Eduardo Machado é formado em MPB e Jazz pelo Conservatório de Tatuí, professor de música há 32 anos, compositor e produtor musical e cultural. Seu trabalho é focado na música instrumental brasileira, tendo lançado 9 álbuns e 5 DVDs.
Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio das prefeituras municipais de Restinga, Ribeirão Corrente, Nuporanga, Buritizal, São José da Bela Vista e Cristais Paulista, “Sementes Musicais” tem como objetivo garantir à população destas cidades o acesso à cultura, principalmente à música popular brasileira instrumental, e incentivar crianças e jovens estudantes a tocar um instrumento musical.
“Queremos contribuir com a formação de público qualificado entre a população do interior paulista, com o fortalecimento da música brasileira, levar arte e cultura para pequenos municípios, difundir e despertar nas pessoas o mesmo interesse que elas já têm pela música cantada”, diz Eduardo.
Acompanhado dos músicos, e também experientes professores, Beto Sápio (saxofone), Gil Reis (teclado) e Mário Teodoro (bateria), Eduardo vai promover 12 oficinas de música brasileira, com duração de 40 minutos cada, toda sexta-feira, sendo duas em cada escola da cidade (manhã e tarde), para cerca de 3600 alunos do ensino básico e fundamental (de 6 a 15 anos).
“Nestes encontros vamos abordar ritmos e gêneros musicais como a bossa nova, choro, samba e também estilos nordestinos como o baião, xote e maracatu, apresentando os grandes mestres da música brasileira como Tom Jobim, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros, visando o fortalecimento de uma educação integral”, explica Eduardo.
No domingo, às 17 horas, Eduardo Machado Quarteto faz o show gratuito na praça da cidade, para pessoas de todas as idades, com repertório autoral de música instrumental brasileira. A agenda de shows acontece em maio e junho: Ribeirão Corrente (08/05), Restinga (15/05), São José da Bela Vista (22/05), Buritizal (05/06), Nuporanga (12/06) e Cristais Paulista (26/06).
“A música brasileira é tão respeitada e consumida no mundo todo, exaltada e reverenciada por grandes nomes do cenário mundial como Frank Sinatra e Sting, mas sabemos que muitas crianças, jovens e até adultos nunca ouviram falar em bossa nova, chorinho ou nomes como Tom Jobim e Jacob do Bandolim. Provavelmente será a primeira vez que grande parte da população irá assistir a uma apresentação de música instrumental e esperamos que o show marque a vida de todos!”, diz Eduardo Machado.
“Sementes Musicais” ainda prevê a realização de uma oficina gratuita de contrabaixo na EMEB Olívio Faleiros da cidade de Itirapuã.
PROGRAMAÇÃO
‘Sementes Musicais’, com Eduardo Machado Quarteto
Gratuito
Ribeirão Corrente
Oficinas: sexta-feira (06/05), às 9h e 13h30, na EMEB Farid Salomão
Show: domingo (08/05), às 17h, no Coreto da Praça Santa Cruz
Restinga
Oficinas: sexta-feira (13/05), manhã e tarde, na EMEB Gilberta Vilela Rosa
Show: domingo (15/05), às 17h, na Praça Nossa Senhora Aparecida
São José da Bela Vista
Oficinas: sexta-feira (20/05), às 10h30 e 13h30, na EMEB José Renato Nogueira Ambrósio
Show: domingo (22/05), às 17h, em frente à Igreja Matriz
Itirapuã
Oficina de contrabaixo: quinta-feira (02/06), na EMEB Olívio Faleiros
Buritizal
Oficinas: sexta-feira (03/06), manhã e tarde, na EE Francisco Ribeiro Soares Júnior
Show: domingo (05/06), às 17h, na Praça Central
Nuporanga
Oficinas: sexta-feira (10/06), às 11h e 13h – escola a confirmar
Show: domingo (12/06), às 17h, na Praça Central Eloy Lima
Cristais Paulista
Oficinas: sexta-feira (24/06), manhã e tarde – escola a confirmar
Show: domingo (26/06), às 17h, na Praça Central
Fernanda Martins/ Benu Comunicação