O Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional de Franca, apresentou no dia 4 de fevereiro, em Igarapava, o Programa Cidade Empreendedora, que tem transformado a realidade local de diversos municípios brasileiros por meio de ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social.
A reunião foi realizada na Prefeitura de Igarapava e contou com a participação do prefeito Dr. José Humberto; do diretor de Desenvolvimento Elder Árcega e da agente do Sebrae Aqui Ana Caroline Marcelo. Pelo Sebrae-SP, estiveram presentes a gerente regional Iroá Arantes, o consultor de negócios Maurício Buffa e os analistas Ana Carolina Granero e Douglas Macedo.
Na reunião, foram apresentados os dez eixos de atuação do programa Cidade Empreendedora, que contempla diversas temáticas, como desburocratização, empreendedorismo nas escolas, fortalecimento de lideranças locais, incentivo à criação de salas do empreendedor, inclusão produtiva, gestão municipal e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.
O programa é direcionado a prefeitos, secretários municipais e demais gestores públicos, entidades empresariais, cooperativas, instituições financeiras, institutos de ciência e tecnologia, consórcios públicos, associações microrregionais, professores, empresários e lideranças locais.
O prefeito falou da importância do projeto para a cidade. “Nós conhecemos o trabalho e a excelência do Sebrae no auxílio ao desenvolvimento das cidades. E estaremos juntos com o Sebrae em 2025, com fortes projetos. O empreendedorismo sempre vai ser importante, e é um braço importante que o Sebrae vai nos ajudar a fortalecer aqui. O empreendedorismo vai fazer diferença em Igarapava”, concluiu.
Para Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae-SP em Franca, a atual gestão municipal tem um papel fundamental no desenvolvimento do projeto. “A nossa proposta neste início de mandato na região, onde 50% dos prefeitos se reelegeram e estão no segundo mandato e os outros 50% são prefeitos de gestão nova, é engajar empresários, empreendedores e toda a comunidade para transformar a cidade cada vez mais em um exemplo de cidade empreendedora. Nesse caso, um dos grandes protagonistas para que isso aconteça é a própria gestão municipal”, afirma.
O Programa Cidade Empreendedora foi criado pelo Sebrae para realizar importantes transformações nos municípios, promovendo um ambiente de negócios altamente favorável, dinamizando a economia e gerando mais renda, emprego, arrecadação e produtividade.
Além de Igarapava, o Programa Cidade Empreendedora já foi levado a outros municípios na região, como Itirapuã, Cristais Paulista, Ituverava, Buritizal, Pedregulho, Guará, Patrocínio Paulista, e Miguelópolis.