O Ministério da Saúde autorizou, nesta quarta-feira (14/04), mais 333 leitos de UTI adulto ao estado de São Paulo para atendimento exclusivo aos pacientes graves com covid-19, em caráter excepcional e temporário. A medida reforça a estrutura hospitalar e dá continuidade ao apoio que a pasta vem prestando aos estados, municípios e Distrito Federal desde o início da pandemia.
Ao total, 20 municípios paulistas foram beneficiados, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).O valor do repasse mensal será de R$ 15,9 milhões, correspondente à abril.
A autorização de leitos de UTI covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Apesar disso, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença.
Como funciona
O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.
Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.
Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.
Bruno Cassiano/Ministério da Saúde
FNT no Fato
- Duas escolas da região de Franca vão adotar o modelo Cívico-Militar
- Planos negam cobertura e 300 mil pacientes buscam a Justiça
- ESET alerta para falha no WhatsApp que permitia ataque via imagem falsa
- Investimentos de mais de 340 bilhões de yuans foram fechados na Conferência Global de Promoção de Investimentos de Suzhou 2025
- Terapia com hipnose é uma opção no tratamento emocional
- Uma em cada três identidades civis seguras entregues a cada ano está baseada na tecnologia da Thales
- Mercado de trabalho aquecido atrai mais brasileiros aos EUA
- Medicina reprodutiva tem projeção de crescimento expressiva
- Criptografia se adapta à era da computação quântica
- Treeunfe Inteligência Fiscal anuncia aquisição da Edocke