O Ministério da Saúde decidiu incorporar o exame de dosagem de anticorpo antirreceptor de acetilcolina, hormônio que realiza a comunicação entre os neurônios, para diagnóstico de miastenia gravis. A doença provoca fraqueza em músculos específicos, como braços, pernas, rosto, e tórax, ou de forma generalizada. Um dos sintomas mais frequentes é a pálpebra caída e a visão distorcida.
Antes, a detecção da doença era feita com base no histórico do paciente, de acordo com os sinais e sintomas apresentados. Também era realizada a partir do exame eletroneuromiográfico, que avalia a presença de lesões nos nervos e músculos por meio de Estimulação Nervosa Repetitiva (ENR).
Os estudos para o novo tipo de exame, coletado em amostras de sangue, mostram que ele é capaz de diagnosticar a doença por meio da identificação e quantificação de anticorpos que se ligam ao receptor da acetilcolina, ainda que se encontrem em quantidades muito pequenas no organismo.
As análises também permitiram saber quais indivíduos possuem a doença, quando comparado ao exame de ENR, tanto no diagnóstico da forma da doença que atinge os olhos quanto na forma generalizada da doença, ou seja, quando atinge aos demais membros do corpo.
SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA
A miastenia gravis é uma doença autoimune que impede a comunicação entre os nervos e os músculos, provocando fraqueza muscular, sintoma que melhora com repouso e piora com exercício ou ao longo do dia.
A enfermidade pode se manifestar em qualquer idade, acometendo mais mulheres do que homens. O tratamento conta com remédios que auxiliam na remoção do excesso de anticorpos causadores da doença.
Nathan Victor/Ministério da Saúde
FNT no Fato
- Promoção de histórias do patrimônio japonês no exterior para estimular o turismo interno – “Travel through Our History”, um vídeo promocional especialmente produzido para o público internacional, estreia em 22 de novembro de 2024
- PwC inaugura zonas de experiência de IA da Google Cloud para apresentar soluções com tecnologia de IA generativa da Google Cloud
- De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade
- Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA
- PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade
- Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética
- Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico
- Preso em Franca comerciante que estuprou menina de 9 anos em Pedregulho
- Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital
- A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA