Em assembléia geral realizada na terça-feira (20), trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Franca, aprovaram a pauta de reivindicação salarial discutida durante alguns meses com o Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca). Pelo que ficou acordado, os sapateiros terão um reajuste salarial de 6,22% neste ano, com o índice podendo chegar a 10,14%. Isto porque estariam sendo somados ao reajuste deste ano os 3,92% do ano passado.
Segundo o presidente do Sindicato dos Sapateiros, Sebastião Ronaldo, o novo reajuste elevará o piso salarial dos operários para R$ 1.342,00, garantindo também o pagamento integral da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 2021 sobre 98 horas, sendo 49 em maio e o restante em novembro próximo. O acordo firmado terá vigência de março deste ano até fevereiro de 2022.
Também está inserido no acordo que os trabalhadores terão ainda o abono escolar de R$ 285,80. A empresa que ainda não pagou o benefício tem prazo para fazer o pagamento até 15 de maio, sendo que a declaração escolar precisa ser efetuada até o próximo dia 30.
Como os sapateiros não recebiam reajuste salarial desde 2018, no acordo também ficou estabelecido que as empresas deverão seguir os os índices inflacionários do INPC 2018 de 1,81% e INPC 2019 de 3,94%. Quem não repassou ao trabalhador deverá fazê-lo agora, atualizando os índices até março 2021, tendo a data limite de 31 de julho, tanto para trabalhador com contrato vigente, como para os trabalhadores dispensados. Nesse caso, a empresa deverá pagar as reposições até 10 dias após ser procurada pelo ex-funcionário.
Por outro lado, quem não repôs as perdas inflacionárias em 2020 terá de pagar o salário dos seus trabalhadores com reajuste de 3,92%. Além disto, de maio a dezembro de 2021, os patrões poderão pagar as diferenças salariais parceladamente, observando para os trabalhadores demitidos as mesmas regras dos anos anteriores.
FNT no Fato
- Polícia Civil apreende 15 toneladas de cabos telefônicos furtados e desmantela quadrilha que agia no Estado de SP; Franca na mira dos bandidos
- Justiça Eleitoral condena Marçal e o declara inelegível por 8 anos
- Novo coronavírus é descoberto por cientistas na China
- Transporte ferroviário vai beneficiar seis municípios da região, inclusive Franca
- Choque entre carro e caminhão mata mulher de 57 anos em Igarapava
- Operação da DISE prende homem por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo em Franca
- Inclusão: Secretaria de Educação vai contratar 110 professores de apoio em Franca
- Quarenta e nove escolas municipais receberão climatizadores em Franca
- Franca terá Dia “D” de combate à dengue neste sábado, 22;Franca já conta 500 casos em 2025
- Leilão de animais de grande porte acontece na próxima terça-feira, 25