A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo terá a maior representatividade feminina da história na legislatura que começa neste dia 15 de março. Dos 94 deputados estaduais que vão tomar posse, 25 são mulheres. Atualmente, são 19.
Titular da Delegacia de Defesa das Mulheres de Franca por 30 anos, a deputada Delegada Graciela será uma das vozes femininas na Alesp. Ela avalia que a representatividade não aumentou na proporção que deveria, mas já é um avanço. “As mulheres têm uma participação muito importante na sociedade e estão cada vez mais ocupando espaços relevantes no mercado de trabalho. Representamos a maior parte do eleitorado do País, mas na política a presença feminina não é a ideal”.
No primeiro mandato como deputada, Graciela foi a presidente da Comissão de Defesa e Dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa. Aprovou dois projetos importantes de sua autoria, como o Viva Mulher, que prevê ações de reeducação dos infratores, e o projeto Belas Empenhadas, que pretende formar uma rede de proteção com os profissionais de beleza para incentivar denúncias e combater a violência. Também trouxe para Franca a Patrulha Maria da Penha. “Defender as mulheres é minha missão de vida. Vou continuar trabalhando para que as mulheres tenham o seu espaço e seus direitos respeitados. As mulheres podem e devem buscar os seus sonhos”, finalizou a deputada Delegada Graciela.
Assessoria Parlamentar Deputada Delegada Graciela