Neste final de semana, São José da Bela Vista será a terceira cidade da região de Franca a receber o projeto “Sementes Musicais”, do baixista, compositor e professor Eduardo Machado, que leva música instrumental brasileira a alunos da rede pública e shows gratuitos nas praças. Na sexta-feira (20/05), às 10h30 e 13h30, estudantes da EMEB José Renato Nogueira Ambrósio participam da oficina, que conta também com a presença dos músicos Beto Sápio (saxofone), Gil Reis (teclado) e Mário Teodoro (bateria). E no domingo (22/05), às 17h, Eduardo Machado Quarteto faz show gratuito em frente à Igreja Matriz da cidade.
“Fico muito feliz pela oportunidade de poder apresentar aos estudantes e à população os ritmos e gêneros musicais da nossa cultura brasileira. É importante falar para a nova geração sobre a bossa nova, choro, samba, baião, xote, maracatu, entre outros, para manter viva as nossas raízes”, ressalta Eduardo Machado, considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro.
Na semana passada, em Restinga, participaram da oficina 750 alunos da EMEB Gilberta Vilela Rosa e da EE Isaac Vilela de Andrade. “Foi uma experiência gratificante. A gente percebeu o interesse dos alunos tanto por conhecer outros instrumentos musicais quanto pelos estilos diferentes de música, que eles não estão acostumados a ouvir”, disse Gisele Menezes Batista, diretora da EMEB.
Para Mariana Marinho, de 12 anos, que já tentou aprender a tocar teclado, foi uma boa experiência. “Eu já conhecia os ritmos porque o meu pai é cantor, mas como ele canta sertanejo é o gênero que mais ouço. O que mais gostei na oficina hoje foi o ritmo de Pernambuco: o frevo”, disse.
Fernanda Martins/ Benu Comunicação
Fotos: Ismael Derruci