A Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’ será palco para a exposição denominada ‘Tempo da Delicadeza’, com obras diversas de autoria da artista Sandra Freitas.
A mostra que será iniciada a partir da próxima terça-feira, 8, poderá ser visitada durante todo este mês, gratuitamente, no horário das 8 às 17h, na Casa da Cultura, que fica na Praça ‘Carlos Pacheco’, em frente ao Cemitério da Saudade.
A pintora descreve a exposição, composta por 11 quadros que apresentam sentimentos de empatia, leveza, equilíbrio, gentileza e delicadeza, contrapondo expressões que denotam intolerância, falta de paciência, ausência de empatia, dentre outras.
A artista Sandra Freitas é uma personagem conhecida pelo seu talento no meio cultural, pela maestria e detalhes, como retrata seus quadros, afirmando que o seu desejo é que eles possam tocar a alma, equilibrando o ser, com a certeza de que só se constrói um mundo melhor se ele estiver edificado dentro de cada pessoa.
PERFIL DA ARTISTA
Sandra Freitas participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, conquistando vários prêmios. Suas obras incorporam coleções particulares no Brasil e no exterior. Com uma abordagem contemporânea, procura se reinventar no universo da pintura figurativa. Questiona temas que lhe tocam a alma e a partir daí inicia-se o processo criativo.
Sua identidade é marcada pelo equilíbrio entre formas e tons. Não obstante a paleta de cores escolhida, Sandra busca em suas representações um impacto marcante, dentro de uma atmosfera suave. A transparência está sempre presente no seu trabalho que é geralmente feito em várias camadas sobrepostas, conseguindo um efeito de profundidade e perspectiva flutuante.
CARIOLATO
No espaço de exposições da Casa da Cultura será realizado também este mês, com previsão de abertura para o próximo dia 17, uma Mostra Permanente do saudoso artista e pintor italiano Bonaventura Cariolato. Trata-se de um espaço reservado de apreciação e culto a obra desse personagem singular e destacado fotógrafo e pintor, nascido na Itália e que escolheu Franca como sua cidade adotiva, nela falecendo aos 95 anos, em 1989, deixando um rico acervo, através do qual será possível conhecer com mais detalhes sua trajetória de vida.
O vice-prefeito, professor Éverton de Paula, desde meados do ano passado, com a transferência do ateliê de Cariolato para a Casa da Cultura, trabalha para oferecer esse espaço permanente nesse local. Junto das várias obras do artista, o público poderá contemplar esboços, fotos da família, imagens de paisagens diversas, plantas da Capelinha e do Mosteiro de Claraval, que tiveram as digitais de Cariolato, além de equipamentos que utilizava para os seus trabalhos, correspondências pessoais, prêmios e jornais de sua terra natal.