Produção de biogás na Estação de Tratamento de Esgoto é referência na área de saneamento básico e atualmente abastece 40 veículos da frota da empresa na cidade
A Sabesp recebeu na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Franca, nesta quinta-feira (16/11), uma comitiva de 20 jornalistas de outras cidades para conhecer a produção de biogás, combustível produzido pela empresa a partir do esgoto. O sistema foi implantado no município em 2018 e atualmente abastece 40 veículos da frota da Companhia no município.
A press trip “Biogás, biometano: aplicações técnicas e energéticas” à Sabesp em Franca foi uma iniciativa da ABiogás, da Agência de Notícias IPS e da Amplum Biogás com o objetivo de aproximar jornalistas e veículos de comunicação ao tema por meio de visitas técnicas a plantas e laboratórios.
Como parte do roteiro de visitas técnicas, segundo os organizadores, a ETE Franca foi incluída por ser um case de sucesso no Brasil, tendo em vista os fatores de inovação, pioneirismo e resultados obtidos há cinco anos, com a implementação do P&D em biogás e biometano. Participaram da visita profissionais da Agro+ Band, Revista O Setor Elétrico, Rural News e TV Atalaia (Record).
A comitiva foi recepcionada por Cristina Zuffo, superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Sabesp; Gilson Santos de Mendonça, superintendente da Sabesp de Franca; Fabiana Rorato, gerente do Departamento de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual; Alex Veronez, gerente distrital da Sabesp de Franca, e Luciano Reami, gerente da ETE Franca.
“Acreditamos no potencial que a ETE de Franca tem para inspirar outras estações Brasil afora, para aproveitarem todo o potencial energético dos efluentes do esgoto em prol da transição energética e descarbonização, especialmente com a substituição dos combustíveis fósseis para o biometano para autoconsumo na frota institucional”, afirmou Vanice Nakano, diretora administrativa-financeira e sócia fundadora, Amplum Biogás.
O jornalista Vinicius Mecenas, da Record Nordeste, de Aracaju (SE), se surpreendeu com a tecnologia de conversão do gás proveniente do tratamento de esgoto em combustível veicular aplicada na Sabesp de Franca. Para ele é um privilégio ter contato com esse tipo de projeto, absorver informações e levar conhecimento à população. “É um projeto sensacional que está sendo desenvolvido aqui na cidade, porque é uma forma de poluir menos e levar sustentabilidade seja para um veículo, seja para uma cozinha com uso do biogás, ou seja, são várias utilidades e funcionalidades através destes produtos produzidos em Estações como esta de Franca que trazem um boom para o nosso ecossistema”.
O superintendente da Sabesp de Franca, Gilson Santos de Mendonça, destacou a importância de difundir projetos inovadores e bem sucedidos como a produção de biogás. “Essa visita foi mais uma importante iniciativa de estreitarmos a relação com a imprensa de todo o país para compartilhar essa experiência extraordinária, que permite à Sabesp transformar um problema em solução, transformar resíduo em produto. Com o biogás já contabilizamos uma economia estimada de R$ 500 mil com combustível desde o início da operação e sempre digo que a questão financeira é importante, mas os ganhos ambientais são enormes”.
A ETE Franca trata em média 550 litros por segundo de esgoto e a produção diária do biometano pode ser equivalente a até 2 mil litros de gasolina. O Sistema de Biogás é fruto de uma parceria entre a Sabesp e o Instituto Alemão Fraunhofer que recebeu investimentos de ambas as partes de mais de R$ 7 milhões.