Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), a Sabesp promoverá cerca de 500 ações nos 375 municípios em que atua. As ações vão mobilizar milhares de pessoas, com palestras em escolas, visitas a instalações, grafitagem em áreas da Sabesp, eventos técnicos até a soltura de filhotes de peixes em rios.
Todas são realizadas em parceria com prefeituras, escolas, ONGs, clubes de serviço, entre outros.
Na quarta-feira (22), haverá a 16ª Megaoperação de Limpeza do Reservatório Paulo de Paiva Castro, no Sistema Cantareira. Parceria da Sabesp com o Parque Estadual do Juquery, a ação contará com funcionários, parceiros e voluntários. Tem o objetivo de fiscalizar, monitorar e retirar o lixo descartado ao longo das margens da represa. Nas estações da linha Lilás do metrô, ocorrerá a distribuição de papel e lápis-semente (depois de enterrados, eles viram plantas) e folhetos sobre o uso consciente da água.
Já na sexta-feira (24), o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo, participará da sessão “Repensando a Governança da Água no Brasil: foco na crise climática e na agenda de cooperação pela água”, em Nova York.
Realizado pelo Pacto Global da ONU no Brasil, o evento é paralelo à Conferência da Água da ONU 2023 (UN Water Conference 2023), que visa alavancar projetos de resiliência hídrica, gestão eficiente do uso da água, bem como acesso a infraestrutura de saneamento.
Ao longo do mês de março, diversas atividades acontecerão nos municípios atendidos pela Sabesp.